Não há nada em que o Facebook não se queira meter, e as criptomoedas não são excepção. O Facebook apresentou a Libra, acompanhada por dezenas de apoiantes de peso, e uma nova subsidiária Calibra para lhe dar uso.
Criptomoedas há muitas, mas poucas se poderão gabar de contar com o tipo de apoio que o Facebook conseguiu para a sua Libra: VISA, Mastercard, PayPal, Stripe, Coinbase, Uber, Lyft, Vodafone, Kiva, Mercado Pago, Spotify, e até a Farfetch, entre muitos outros. A criptomoeda é criado pelo Facebook, mas o seu controlo será gerido pela "Libra Association", sediada na Suiça, para garantir a sua independência do Facebook - embora o Facebook tenha a vantagem de contar com dois votos nessa associação ao estar presente como Facebook e como Calibra, a nova subsidiária que tratará da questão dos pagamentos usando a Libra e da sua carteira digital.
O objectivo da Libra (não confundir com a libra inglesa) é facilitar os pagamentos e transferências, com o Facebook a assegurar que nunca irão ser cobradas comissões pelas transferências entre utilizadores e, a haver taxas nos pagamentos para comerciantes, serão muito inferiores às taxas habituais. A missão "altruísta", segundo o Facebook, é facilitar o acesso a uma gestão fácil do dinheiro independentemente de se ter uma conta bancária ou não.
Na vertente do dinheiro, a Libra não será uma criptomoeda especulativa, e terá o seu valor assegurado por valores reais, sob a forma de um fundo criado pelos membros da associação. E na parte técnica, o Facebook garante que esta criptomoeda é eficiente em termos energéticos, e que não terá problemas em lidar com milhões de transacções por segundo.
A Libra chegará em 2020 e para a utilizar será necessário validar a identidade usando documentação oficial. Para se tentar distanciar da sua "fama", o Facebook garante também que as transacções e pagamentos feitas com Libra não serão utilizados para efeitos de publicidade ou de criação de perfis sobre os utilizadores.
Numa altura em que os bancos querem cobrar cada vez mais comissões sobre operações básicas, o Facebook muito bem ter acertado no momento certo para lançar esta Libra. Agora será só uma questão de tempo para sabermos se esta terá sido uma das maiores e mais importantes jogadas do Facebook, ou se não passou de mais uma experiência que depressa será esquecida.