Pular para o conteúdo principal

Facebook anuncia criptomoeda Libra com apoio de peso





Não há nada em que o Facebook não se queira meter, e as criptomoedas não são excepção. O Facebook apresentou a Libra, acompanhada por dezenas de apoiantes de peso, e uma nova subsidiária Calibra para lhe dar uso.

Criptomoedas há muitas, mas poucas se poderão gabar de contar com o tipo de apoio que o Facebook conseguiu para a sua Libra: VISA, Mastercard, PayPal, Stripe, Coinbase, Uber, Lyft, Vodafone, Kiva, Mercado Pago, Spotify, e até a Farfetch, entre muitos outros. A criptomoeda é criado pelo Facebook, mas o seu controlo será gerido pela "Libra Association", sediada na Suiça, para garantir a sua independência do Facebook - embora o Facebook tenha a vantagem de contar com dois votos nessa associação ao estar presente como Facebook e como Calibra, a nova subsidiária que tratará da questão dos pagamentos usando a Libra e da sua carteira digital.




O objectivo da Libra (não confundir com a libra inglesa) é facilitar os pagamentos e transferências, com o Facebook a assegurar que nunca irão ser cobradas comissões pelas transferências entre utilizadores e, a haver taxas nos pagamentos para comerciantes, serão muito inferiores às taxas habituais. A missão "altruísta", segundo o Facebook, é facilitar o acesso a uma gestão fácil do dinheiro independentemente de se ter uma conta bancária ou não.

Na vertente do dinheiro, a Libra não será uma criptomoeda especulativa, e terá o seu valor assegurado por valores reais, sob a forma de um fundo criado pelos membros da associação. E na parte técnica, o Facebook garante que esta criptomoeda é eficiente em termos energéticos, e que não terá problemas em lidar com milhões de transacções por segundo.

A Libra chegará em 2020 e para a utilizar será necessário validar a identidade usando documentação oficial. Para se tentar distanciar da sua "fama", o Facebook garante também que as transacções e pagamentos feitas com Libra não serão utilizados para efeitos de publicidade ou de criação de perfis sobre os utilizadores.

Numa altura em que os bancos querem cobrar cada vez mais comissões sobre operações básicas, o Facebook muito bem ter acertado no momento certo para lançar esta Libra. Agora será só uma questão de tempo para sabermos se esta terá sido uma das maiores e mais importantes jogadas do Facebook, ou se não passou de mais uma experiência que depressa será esquecida.

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer etiquetas no Word [Tutorial]

O Microsoft Word permite imprimir várias etiquetas numa mesma folha de papel de forma rápida, criando uma tabela e replicando o mesmo texto em cada célula. Pouca gente sabe, mas há um modo automático de fazer isso, que demanda bem menos tempo. O TechTudo ensina os passos para que você imprima panfletos, cartões ou outras impressões pequenas sem maiores dificuldades. Passo 1. Abra o Word. No topo da página, clique em “Correspondências” e depois em “Etiquetas”. Selecione Etiquetas na guia Correspondência (Foto: Reprodução/Giordano Tronco) Passo 2. Escreva na caixa de texto “Endereço” o texto que será impresso nas etiquetas. Pode ser um endereço de e-mail, um nome, o que você quiser. Para mudar a cor do texto, fonte ou alinhamento, selecione o texto, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção desejada. Você pode editar a fonte clicando com o botão direito do mouse (Foto: Reprodução/Giordano Tronco) Passo 3. Este passo é para quem deseja imprimir apenas uma etiqueta. Se você que

Veja 50 carros esperados para 2014

Há tempos o mercado brasileiro não vive um ano "morno" no quesito lançamentos. E em 2014 não será diferente: cerca de 50 novidades já são conhecidas e/ou confirmadas – fora o que as marcas ainda mantêm em sigilo absoluto. Ao que tudo indica, o segmento premium será o mais efervescente, reflexo das futuras instalações de Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz no país, anunciadas em 2013. Entre os nacionais, destaque para as novas gerações do Ford Ka, Toyota Corolla e Honda Fit – além do inédito Volkswagen Up!. Confira a seguir os principais lançamentos esperados para este ano: AUDI Audi A3 Sedan (Foto: Divulgação) A primeira novidade da marca alemã para 2014 será o  A3 Sedan , que chega em janeiro.  Primeiro, o carro será importado; só abandonará o passaporte húngaro para ganhar cidadania brasileira no final de 2015, quando começa sua produção em São José dos Pinhais, no Paraná. Com motor 1.8 de 180 cv e porta-malas de 425 litros, terá como arquirrival o Mercedes-BenzCLA, que t