A segunda etapa será nos dias 18 e 19 de agosto, nos campi da Universidade Federal de Uberlândia nas cidades de Ituiutaba (MG), Monte Carmelo (MG), Patos de Minas (MG) e Uberlândia (MG), com início previsto para as 13h30 e término às 18h30.
A data foi anunciada pelo reitor Alfredo Júlio Fernandes Neto e pelo procurador geral da Instituição, José Humberto Nozella. “Ao aluno, será necessário apenas reconfirmar o local da prova. Pode ser que haja pequenas modificações, como trocas de salas”, disse o pró-reitor de Graduação da UFU, Waldenor Barros Moraes. Segundo ele, para dar maior segurança ao candidato, é importante que os vestibulandos reimprimam as fichas de identificação no site da universidade. O vestibular foi cancelado neste domingo (24), após a Polícia Federal ter indícios de que as provas haviam vazado.
Um funcionário da instituição teria passado as provas da primeira e da segunda fases para uma estudante que tentava uma vaga no curso de Medicina. Surpreendida pelos policiais federais, a enfermeira Deborah Cristina Silva Maia confessou que havia recebido de um funcionário da instituição cópias das provas de múltipla escolha, no início do mês, e das questões discursivas, que estavam programadas para sábado e domingo passado.
Deborah Cristina Silva Maia pode ser condenada à reclusão de dois a seis anos. O delegado da Polícia Federal Ricardo Ruiz da Silva afirmou que, de acordo com o Código Penal Brasileiro, a pena pode ser aumentada em 1/3, caso fique comprovado que Deborah Maia é funcionária pública. Em sua página em um site de relacionamentos, Deborah afirma que trabalha no Programa de Saúde da Família e estudou no campus da UFU em Patos de Minas.
Com o cancelamento das duas etapas do vestibular da UFU, todos os 17.086 candidatos já inscritos serão obrigados a reiniciar o processo, sem ônus, independentemente da nota que obtiveram na primeira fase. Nada foi alterado com relação, ao conteúdo, ao número de questões e peso de cada uma delas. As informações estão disponíveis no site www.ufu.br .