Pular para o conteúdo principal

Conhece a origem do nome 'Black Friday'? Veja essa e outras curiosidades

A Black Friday está batendo na porta, principalmente dos interessados em aproveitar as ofertas e ir às compras. A sexta-feira após feriado de Ação de Graças é conhecida por suas promoções, mas há curiosidades sobre ela que talvez você desconheça. Veja cinco fatos interessantes sobre uma das ações de vendas mais famosas do mundo.


1- Como surgiu o nome


Como muitos já sabem, Black Friday é uma campanha de vendas realizada um dia após o feriado de Ação de Graças, que ocorre na última quinta-feira de novembro, tendo sido originada nos Estados Unidos. Ela recebeu este nome porque, desde o início, o grande fluxo de pessoas fazendo compras gerou uma série de acidentes de trânsito e episódios de violência.


O primeiro registro da expressão data de 1966. Ela foi cunhada por Earl Apfelbaum, negociante de selos raros, que estampou em seu anúncio: “Black Friday é o nome que o Departamento de Polícia da Filadélfia deu para a sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. Não é um termo carinhoso para eles. A Black Friday abre oficialmente a temporada de compras de Natal no centro da cidade e, geralmente, traz engarrafamentos enormes e calçadas superlotadas, assim como lojas cercadas de gente da abertura ao fechamento”.


2. A pior Black Friday da história


O pior Black Friday ocorreu em 2008, quando o trabalhador temporário Jdimytai Damour, 34 anos, foi pisoteado até a morte. Ele faleceu de asfixia quando uma multidão de aproximadamente 2 mil pessoas arrombou a porta do WalMart de Nova Iorque. Damour ficou preso em um portal, onde foi sufocado. Outras 11 pessoas ficaram feridas durante o episódio, incluindo uma mulher grávida.


3. Público do Black Friday


Nos Estados Unidos, cerca de 135 milhões de pessoas fazem compras no Black Friday por ano. Este ano, no Brasil, há a estimativa de 5,2 milhões de pessoas comprem em lojas online, resultando em 61 pedidos por segundo.


O que você achou do novo código de ética da Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo.


4. Faturamento por edição


Diferentemente do que se possa imaginar, o Black Friday não é o maior dia de compras nos Estados Unidos. Ainda assim, o evento arrecada muito dinheiro: juntas, lojas físicas e online movimentam de 15 a 20 bilhões de dólares. No Brasil os números são mais modestos, mas dignos de nota. A edição do ano passado arrecadou R$ 770 milhões no comércio on-line, o que representa 12 vezes mais que um dia normal. A estimativa para este ano, de acordo com a consultoria E-bit, é que haja um aumento de 56% no faturamento para a próxima sexta-feira.


5. Mito da melhor oferta


Outro mito amplamente difundido é que a promoção oferecida no Black Friday vai ser sempre a melhor do ano. O valor médio dos produtos é, de fato, menor. Porém determinados itens podem estar mais baratos em outra época. Isso significa que, mesmo sob tentação, é preciso pesquisar bastante para saber se é o melhor jogo comprar na sexta-feira promocional.

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer etiquetas no Word [Tutorial]

O Microsoft Word permite imprimir várias etiquetas numa mesma folha de papel de forma rápida, criando uma tabela e replicando o mesmo texto em cada célula. Pouca gente sabe, mas há um modo automático de fazer isso, que demanda bem menos tempo. O TechTudo ensina os passos para que você imprima panfletos, cartões ou outras impressões pequenas sem maiores dificuldades. Passo 1. Abra o Word. No topo da página, clique em “Correspondências” e depois em “Etiquetas”. Selecione Etiquetas na guia Correspondência (Foto: Reprodução/Giordano Tronco) Passo 2. Escreva na caixa de texto “Endereço” o texto que será impresso nas etiquetas. Pode ser um endereço de e-mail, um nome, o que você quiser. Para mudar a cor do texto, fonte ou alinhamento, selecione o texto, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção desejada. Você pode editar a fonte clicando com o botão direito do mouse (Foto: Reprodução/Giordano Tronco) Passo 3. Este passo é para quem deseja imprimir apenas uma etiqueta. Se você que

Veja 50 carros esperados para 2014

Há tempos o mercado brasileiro não vive um ano "morno" no quesito lançamentos. E em 2014 não será diferente: cerca de 50 novidades já são conhecidas e/ou confirmadas – fora o que as marcas ainda mantêm em sigilo absoluto. Ao que tudo indica, o segmento premium será o mais efervescente, reflexo das futuras instalações de Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz no país, anunciadas em 2013. Entre os nacionais, destaque para as novas gerações do Ford Ka, Toyota Corolla e Honda Fit – além do inédito Volkswagen Up!. Confira a seguir os principais lançamentos esperados para este ano: AUDI Audi A3 Sedan (Foto: Divulgação) A primeira novidade da marca alemã para 2014 será o  A3 Sedan , que chega em janeiro.  Primeiro, o carro será importado; só abandonará o passaporte húngaro para ganhar cidadania brasileira no final de 2015, quando começa sua produção em São José dos Pinhais, no Paraná. Com motor 1.8 de 180 cv e porta-malas de 425 litros, terá como arquirrival o Mercedes-BenzCLA, que t