Pular para o conteúdo principal

Com morte de Suassuna, Thiago de Mello é cotado para integrar ABL

Manaus - Cotado como um dos possíveis candidatos a ocupar a cadeira de número 32, da Academia Brasileira de Letras (ABL), deixada em aberto, após a morte de Ariano Suassuna, o poeta e tradutor amazonense Thiago de Mello, autor de mais de trinta livros, afirmou que a questão permanece indefinida.


“Recebi diversos convites e indicações de amigos, mas não sei se tenho aptidão para tanto. Terei até o dia 30 deste mês, para decidir se concorrerei ou não. Ou seja, somente após a Sessão da Saudade, em memória a Suassuna, é que tomarei a decisão”, afirmou o autor, de 88 anos, natural do município de Barreirinha.


A ABL possui, atualmente, três vagas abertas e a disputa está sendo considerada uma das mais acirrada dos últimos anos.


Segundo matéria publicada na Folha de São Paulo, o poeta e colunista Ferreira Gullar é o favorito à cadeira de número 37, ocupada pelo poeta Ivan Junqueira, morto no início do mês de julho.


A ABL possui atualmente três vagas abertas e a disputa está sendo considerada uma das mais acirrada dos últimos anos.


Já para a cadeira de número 34, de João Ubaldo Ribeiro, morto na última sexta-feira (18), há dois candidatos oficialmente registrados: o historiador Evaldo Cabral de Mello e o jornalista Zuenir Ventura.


Com a cadeira de Suassuna também disponível, é possível que um deles se retire da competição e concorra à vaga do autor de "Auto da Compadecida".


Na próxima quarta-feira (30), acontece a Sessão da Saudade in memoriam do dramaturgo,  romancista e imortal Ariano Suassuna. O evento será realizado no Petit Trianon, sede da Academia, no Rio de Janeiro.


Para Thiago de Mello, a perda de Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna é irreparável para as famílias, mas suas heranças literárias permanecerão eternamente disponíveis para o mundo.


"Os personagens de Suassuna e os poemas de Ubaldo e Junqueira são verdadeiros patrimônios de beleza para os brasileiros. Eles souberam, com suas obras, engrandecer o nosso país e, assim, ficar para sempre nas nossas memórias", concluiu Thiago de Mello.


Como funciona


Conforme informações da ABL, o estatuto da academia estabelece que para alguém candidatar-se é preciso ser brasileiro nato e ter publicado, em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livros de valor literário.


Seguindo o modelo da Academia Francesa, a ABL é constituída por 40 membros efetivos e perpétuos. Além deste quadro, existem 20 membros correspondentes estrangeiros.


Os imortais são escolhidos mediante eleição por escrutínio secreto. Quando um Acadêmico falece, a cadeira é declarada vaga na Sessão de Saudade, e a partir de então os interessados dispõem de um mês para se candidatarem, através de carta enviada ao Presidente. A eleição transcorre três meses após a declaração da vaga.


A posse é marcada de comum acordo entre o novo Acadêmico e o escolhido para recepcioná-lo. De praxe, o vistoso fardão é oferecido pelo Governo do Estado natal do Acadêmico.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...