Primeiramente, vamos deixar algo bem claro, neste post não iremos falar das qualidades e falhas dos dois sistemas (Android e Windows Phone), iremos focar no que importa neste caso, vendas, crescimento, e é claro, o que é melhor para a Microsoft à longo prazo.
Com as recentes notícias do lançamento do Nokia X, smartphone Nokia com Android, que pode ser apenas uma atualização à linha Asha atual, mas rumores apontam 99% de chance de lançamento do novo dispositivo com Android. A Microsoft poderia estar dando um tiro no pé, mas como assim?
Vamos primeiramente entender de onde a Microsoft tira maior parte do seus lucros, o principal, é justamente os serviços empresariais, como o Office, e o Windows, e seus respectivos serviços e patentes. Em seguida, devemos pensar para onde ela pode expandir estes serviços, e como.
Pensando na expansão, a Microsoft, teria que pegar a fatia do iPad e dos smartphones Android, que equipam não só os bolsos dos empresários, mas também dos usuários comuns, como nós. Assim, ela deve focar no impacto que englobar um novo sistema teria em cima do seu já existente (Windows Phone), e os gastos que esta teria em trazer um smartphone Android competitivo, e em um mercado saturado de opções e com a Samsung como líder absoluta.
No Brasil, os Nokia Lumia, equipados com o Windows Phone, já ocupam o 2° lugar em vendas, e é uma tendência para toda a América Latina, a Argentina já conta com o sistema da Microsoft como o 2° mais vendido. E o mesmo é o único que apresenta crescimento (cerca de 90%), e é algo que deve continuar a crescer.
E se unificarmos os sistemas, Windows Phone, Windows para desktops, Windows Tablets (Surface) e Xbox? Imagine as possibilidades de ter seus dados na nuvem, e em todos estes dispositivos a qualquer hora? A Microsoft tem um verdadeiro acervo para ser campeã nos próximos anos.
Mas e hoje? A Microsoft deve focar em trazer os seus serviços para as plataformas, como o Office, o Skype, o Skydrive (que deve ser renomeado para OneDrive) e outros, com qualidade, fazendo com que os usuários migrem em breve.
Finalizando, na minha opinião, o Nokia X, deverá ser um Asha atualizado, e a Microsoft continuará com seus esforços no Windows Phone, ainda mais com as inúmeras atualizações que vem trazendo nos últimos meses, no Amber, Black e Blue (8.1) updates.