Pular para o conteúdo principal

DIS afirma que Barça ofereceu 6 mi de euros por silêncio em caso Neymar

A polêmica sobre a transferência do atacante Neymar não envolve apenas Barcelona, Santos e a família do jogador. A DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, é um dos principais interessados no valor exato da negociação. Dona de 40% dos direitos do atleta, a empresa revelou que recebeu uma proposta de 6 milhões de euros para "deixar o assunto passar".

Segundo José Barral, presidente do Grupo Sonda, a proposta foi feita por André Cury, que se apresentou a ele como representante do Barcelona no Brasil. "Tomamos um café, e ele nos fez uma oferta inicial de 4 milhões de euros para deixarmos o assunto passar. Sentamos e discutimos quanto merecíamos segundo o valor do atleta. Dissemos a cifra que acreditávamos merecer. Para nós, deviam ser 12 milhões de euros além dos 6 milhões de euros que já havíamos recebido. Ele chegou a 6 milhões de euros. Tivemos três reuniões", relatou o executivo ao jornal espanhol "Marca".

A DIS comprou 40% dos direitos de Neymar em 2009. Na época, a empresa pagou R$ 5 milhões pela fatia (mais comissões). O atacante assinou contrato de cinco anos com o Santos, e o vínculo posteriormente foi estendido até agosto de 2015.

"Ele era um bom jogador, mas ninguém imaginava que ele se transformaria nisso. Fizemos esse investimento para que ele ficasse no Brasil. Caso contrário, podia sair na época", explicou Barral.

Neymar vinha sendo assediado pelo Real Madrid. Aliás, o jogador quase acertou com a equipe merengue quando tinha 13 anos. Segundo Delcir Sonda, dono do grupo Sonda, o atacante viajou à capital espanhola para um período de treinos. Só voltou porque o Santos deu 2 milhões de euros ao pai do atleta.

"O pai do Neymar era um pedreiro. No Brasil, R$ 5 milhões fazem você ser rico. Ele era uma pessoa muito pobre, teve contatos com o Real Madrid e levou o jogador. Marcelo Teixeira [então presidente do Santos] precisou pagar 2 milhões de euros para tê-lo de volta. Isso não afetou a relação entre as partes", disse Delcir.

A "relação entre as partes" só começou a degringolar na negociação para renovação do contrato de Neymar. O acordo do jogador com a diretoria do Santos, que manteve o atacante no futebol brasileiro, reduziu em um ano a duração do vínculo.

"A partir daí acontece uma fantástica e milagrosa decisão de um gênio: Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro [presidente do Santos na época]. Ele reduziu o contrato de Neymar. Acabava em 2015, mas ele reduziu em um ano. O normal é ampliar contratos, mas ele reduziu. E não nos disse. Nem sugeriu", acusou Barral.

De acordo com o executivo, isso minou ainda mais a relação entre DIS e Santos: "Em questões esportivas, eles não tinham obrigação de nos dizer nada. Mas em questões econômicas, temos uma parte. A lei do Brasil diz que decisões unilaterais só podem ser tomadas por quem tem ao menos 75% de uma propriedade, e eles só tinham 55%. Qualquer acordo teria de ser comunicado a nós".

Em setembro de 2011, o Real Madrid fez mais uma tentativa de contratar Neymar. Na época, o jogador chegou a passar por exames médicos com a equipe de Joaquim Grava para assinar com a equipe merengue.

"Em três reuniões diferentes, Wagner Ribeiro e Neymar pai nos oferecem 8 milhões de euros pelos 40% da DIS. Foi quando apareceu o Real Madrid. O pai de Neymar queria comprar a porcentagem, teoricamente, com o que o Barcelona havia dado a ele como adiantamento. Então o Santos tinha uma oferta do Real Madrid", relatou Barral. "Foi uma proposta indecente. Tentaram comprar meus direitos por 8 milhões de euros, mas pensavam em vendê-los por muito mais", completou Delcir.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...