Estava há algum tempo de olho nesta app russa, e agora posso finalmente falar-vos dela pois ficou finalmente disponível na app store portuguesa (sim, tinha-lhes pedido para disponibilizarem a app no resto do mundo, e parece que deu resultado.) Se são fãs dos sistemas de navegação em HUD (Head Up Display) que existe nalguns veículos e querem ter algo idêntico por um preço bastante inferior (leia-se: gratuito), tenho a solução para vocês.
Este HUDWAY é uma app para iOS (daqui por uns meses chegará a versão para Android) que transforma o vosso iPhone ou iPad num ecrã de navegação" HUD". Isto é, bastará pousarem o vosso iPhone na consola do vosso automóvel de modo a que o pára-brisas possa reflectir o ecrã, e verão projectado as indicações de navegação assim como o percurso a seguir. É é precisamente neste último ponto que está a novidade deste HUDWAY.
Normalmente, este tipo de apps mostra apenas as indicações das curvas e mudanças de direcção a fazer. Mas com esta app têm uma "estrada virtual" que poderá servir como precioso auxiliar em situações de baixa visibilidade, um pouco ao estilo dos mini-mapas que nos auxiliam nos jogos de vídeo.
Claro que aqui estamos a falar do mundo real, e portanto não é recomendável cometerem abusos nem confiarem cegamente no que app apresenta - continuando a dar prioridade ao que os vossos olhos vêem! Mas, se as indicações que mostrarem forem suficiente para vos auxiliar em noites de nevoeiro cerrado, ou ajudar a circular em estradas por onde nunca passaram... mal não fará.
Fiquem com os vídeos de apresentação da app, de demonstração da app (em russo), e por último... um impressionante exemplo de utilização desta app num carro de rally!
A app está disponível gratuitamente na app store: HUDWAY para iOS - HUDWAY para Android (brevemente).
Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...