Como parte do Microsoft iminente aquisição da unidade de serviços e dispositivos da Nokia, atual CEO da Nokia e ex-executivo da Microsoft Stephen Elop está retornando para a empresa onde ele vez liderou o desenvolvimento do Microsoft Office.
Comunicado de imprensa anunciando a compra notas do Microsoft que Elop agora servirá como vice-presidente executivo da Nokia de sua divisão de dispositivos e serviços, a parte da Nokia que a Microsoft vai adquirir através do negócio. De acordo com um email enviado aos funcionários da Microsoft pelo CEO Steve Ballmer, Elop levará a equipe do Microsoft dispositivos quando a transação for concluída, incluindo todos os dispositivos atuais da Microsoft e estúdios, bem como a maioria das equipes sendo adquiridos da Nokia.
Memorando do Ballmer afirma que Julie Larson-Green, recentemente nomeado chefe de produtos de hardware da Microsoft, "se juntarão a equipe de Stephen assim que fecha a aquisição," embora ela incidirá sobre o lançamento do console de videogame Xbox um e futuros aprimoramentos"superfície" da Microsoft até então. O movimento marca o terceiro em cerca de um ano para Larson-Green, que supervisionou o desenvolvimento do Windows após saída de Steven Sinofsky em novembro.
Um separado comunicado de imprensa emitido pela Nokia afirma Risto Siilasmaa, atual presidente do Conselho da Nokia de diretores, irá servir como executivo-chefe interino da empresa. Elop reportará diretamente para Siilasmaa, até que o negócio é finalizado, o que deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2014. Além de renunciar as suas responsabilidades como presidente e CEO, Elop também renunciou diretoria do Nokia eficaz imediatamente.
Retorno do Elop, a Microsoft vem na esteira de especulação que ele poderia ser um candidato a tornar-se executivo-chefe da empresa quando Ballmer se aposentar em um ano ou menos. Microsoft não deu nenhuma indicação de que qualidades que está procurando em um novo chefe do executivo, no entanto, e especulação igual existe que a empresa irá procurar um candidato fora em vez de quaisquer opções internas. Elop esquerdo Microsoft em 2010 , para se tornar CEO da Nokia.