Em um movimento grande e inesperado, a Nokia anunciou que a Microsoft vai adquirir seu negócio dispositivos & serviços. Microsoft também irá licenciar patentes e licença do Nokia e usar serviços de mapeamento da Nokia.
O dual press release da Microsoft e Nokia revela que a Microsoft vai gastar um total de 5,44 bilhões de euros em dinheiro, ou US $7,17 bilhões no negócio. Isso inclui $4,99 bilhões para o negócio e outro US $2,18 bilhões para licenças de patentes da Nokia. O negócio é deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2014, na pendência da aprovação dos acionistas da Nokia, aprovações regulatórias e outras condições de fechamento.
O comunicado diz que quando e se o negócio for fechado, cerca de 32.000 dos empregados da Nokia vai se tornar membros da equipe Microsoft, incluindo 4.700 pessoas na casa da Nokia na Finlândia. Microsoft agora irá adquirir a marca Lumia dos smartphones que já estavam usando o sistema operacional da Microsoft Windows Phone. Nokia anunciou que usaria o Windows Phone so volta em fevereiro de 2011.
Microsoft também vai assumir o comando da unidade de negócios de telefones celulares da Nokia e seu orçamento Preço Asha programação de smartphones, mas vai licenciar a marca Nokia para vender esses telefones. Nokia vai continuar a possuir e gerenciar a marca Nokia.
Tanto quanto as patentes lidam, Microsoft foi concedido um contrato de 10 anos usar Nokia' patentes, juntamente com um outro acordo de quatro anos para usar o Nokia aqui do mapeamento de serviços.Nokia também terá o direito de uso de patentes da Microsoft para seus serviços aqui.
Atual Nokia Presidente e CEO Stephen Elop vai demitir-se imediatamente de seu cargo e tornar-se Vice-Presidente Executivo da empresa, dispositivos e serviços. Presidente atual da Nokia do seu Conselho de diretores Risto Siilasmaa assumirá como CEO interino. Elop e outros membros da liderança da Nokia são esperados para tornar-se membros da equipe da Microsoft, quando o negócio está fechado.