O Facebook atualizará o algoritmo do feed de notícias dos seus usuários nas próximas semanas. A partir de agora, as pessoas vão passar a visualizar cada vez mais conteúdos de alta qualidade e que verdadeiramente interessam. Tudo no momento certo.
De acordo com um posto no blog oficial da rede social, o engenheiro Varun Kacholia explicou que esta atualização quer assegurar que o conteúdo orgânico visualizado por um usuário seja, de fato, interessante para ele. Para isso, a equipe desenvolveu um algoritmo que procurou determinar o que, afinal, é um ‘conteúdo de alta qualidade’.
Para isso, o Facebook realizou uma pesquisa com usuários, na espera de conseguir entender quais fatores faziam os posts serem classificados como ‘alta qualidade’. A partir do resultado, uma nova máquina foi desenvolvida para detectar os conteúdos desejados.
Segundo Kacholia, esta máquina se baseia em outros fatores como, por exemplo, com que frequência o conteúdo de uma determinada página foi marcado como de baixa qualidade por usuários que o esconderam em seus feeds.
Outro fator avaliado pelo sistema é um que compara o cruzamento da base de fãs de uma fanpage específica com outra já marcada como de ‘alta qualidade’.
A equipe já testou a novidade em um número restrito de usuários e o resultado parece ter sido positivo. Conforme Kacholia, ao exibir ao grupo os tais conteúdos, foi percebida um aumento nas interações com as páginas, como mais likes e comentários. Além disso, estes usuários esconderam menos posts.