Pular para o conteúdo principal

Carlos Tavares abandona a Renault depois de mostrar vontade de ser nº1

O português Carlos Tavares, de 55 anos e nº2 da Renault, abandonou hoje o seu lugar na marca francesa. Em comunicado é dito que a decisão foi tomada de comum acordo. A notícia é conhecida depois de há duas semanas, Tavares ter demonstrado vontade de liderar uma grande construtora de automóveis, e reconhecer que seria muito difícil isso suceder na Renault. Chegou a reconhecer, em público, o interesse em assumir a presidência da Ford ou da GM.





Em comunicado, a construtora anuncia que “de comum acordo com a Renault, Carlos Tavares cessou a partir de hoje as suas funções como director geral delegado de operações, afim de prosseguir projectos pessoais”. E acrescenta que “Carlos Goshn agradece pelos resultados que Carlos Tavares ajudou a empresa a alcançar ao longo de todos os anos que passou na empresa”. O presidente do grupo acumulará temporariamente a função de Tavares.

Os mercados não demoraram a reagir à notícia, e se esta manhã as acções do grupo francês subiam mais de 2%, após ter sido divulgado o comunicado referente à saída do responsável, cerca das 10h20, as acções começaram a aliviar dos ganhos, invertendo mesmo a tendência. Os títulos seguem com uma queda de 1,13% para 54,42 euros.

A vontade de chegar ao topo

Carlos Tavares era considerado por muitos como um sucessor provável do actual líder Carlos Goshn, de 59 anos, mas recentemente (em meados de Agosto), em entrevista à Bloomberg, surpreendeu ao demonstrar intenção de seguir carreira como líder noutras paragens.

“Quem for apaixonado pela indústria automóvel chega à conclusão que há um ponto em que temos energia e vontade de chegar a número 1”, disse o ex-Chief Operations Officer da marca francesa - onde chegou há 31 anos como piloto de testes -, mostrando vontade de não querer esperar tanto tempo assim para herdar o posto na aliança.

Tavares deu a entender que a sua ambição pessoal de liderar a marca francesa não lhe permitia esperar mais cinco anos, que o próprio acreditava que Goshn ainda passasse à frente da Renault. Nessa altura, o português já teria 60 anos e considerava que seria tarde de mais para assumir a liderança de uma grande construtora.

Na mesma entrevista, questionado directamente sobre o interesse em liderar a General Motors, afirmou  que “seria uma honra”. Directamente sobre a sucessão da marca norte-americana disse:  “A GM poderá ter outros bons candidatos em equação e se as coisas não se proporcionarem, não faz mal. Considerarei outras empresas, mas as de Detroit são as que estão a preparar a sucessão”.

O actual líder do gigante de Detroit, Dan Akerson, tem actualmente 64 anos e deverá estar a preparar a sua retirada de cena. Outra possibilidade que o português ambiciona é suceder ao posto ocupado por Alan Mullaly, CEO da Ford, hoje com 68 anos, que ficará no poder, pelo menos, até ao próximo ano.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...