Pular para o conteúdo principal

Pesquisador defende que games têm potencial para servir de apoio no aprendizado

Pesquisador defende que games têm potencial para servir de apoio no aprendizadoCerto dia, Gustavo Nogueira, de 27 anos, foi até uma livraria de Campinas em busca de um livro teórico sobre videogames. Formado em Educação Física pela Unicamp, o jovem acabara de iniciar um mestrado em Linguística Aplicada na universidade. A obra que buscava seria a base de sua dissertação A Prática de Jogar Videogame como um Novo Letramento.

Depois de vasculhar seções de artes, educação, computação e sociologia, Gustavo pediu ajuda a um funcionário. A obra procurada estava na seção de hobbies, ao lado de títulos como Pintura e Artesanato em Casa e Crie seu Aeromodelo.

Para ele, aquela foi mais uma demonstração de como persiste um preconceito sobre os games, não só do público, mas também dentro da academia. Até hoje Gustavo lida com reações como: “Você brinca de fazer pesquisa” ou “Isso é desculpa para passar o dia jogando”.

Segundo o educador, o preconceito esteve por trás de uma negação de bolsa que solicitou a uma fundação de amparo à pesquisa. “Em um dos argumentos para a rejeição, afirmavam que o videogame não é objeto de estudos da Linguística Aplicada, mas sim da Computação, Engenharia e áreas afins.”

Em seu trabalho qualitativo Gustavo analisou a interação de duas crianças, de 9 e 10 anos, com os jogos September 12th e Call of Duty 4: Modern Warfare - ambos com referências aos ataques de 11 de setembro de 2001.

Sua ideia era monitorar a capacidade de compreensão dos meninos e analisar quais as estratégias de leitura utilizadas. Apesar de executarem as tarefas que lhes cabiam como jogadores, eles não enxergaram ali o caráter histórico das obras.

Gustavo defende que jogos são capazes de contar uma história à sua maneira e, por isso, são fonte de conhecimento. Para essa fruição, no entanto, é preciso que os jogadores sejam orientados a ler criticamente esta mídia. Na sua opinião, isso pode e deveria ocorrer também na escola. “Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso utilizar jogos pedagógicos em salas de aula, até mesmo porque eles geralmente são encarados como chatos”, diz.

Gustavo afirma que jogos de entretenimento podem dialogar com textos, vídeos e desenhos e provocar discussões sobre os temas retratados. Para ele, no entanto, tal realidade infelizmente está longe de se concretizar no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...