Na Europa já o chamam de Liberty 2014 outros apostam no nome Jeep Cherokee, mas no quartel-general da Chrysler ele ainda é conhecido como CWP, ou o dono da Compact Wide Plataform (ampla plataforma compacta). Com sua base derivada do hatch médio Alfa Romeo Giulietta, este SUV compacto é a grande aposta da Jeep, marca do grupo Fiat, para ganhar terreno em mercados emergentes, como o Brasil e a China, e marcar de vez o território na Europa, que já começou a ser olhado com mais carinho desde o lançamento do Grand Cherokee movido a diesel. Estima-se que ele deve representar em torno de 20% das vendas da marca no mundo a partir de sua estabilização no mercado mundial. O modelo que você vê na foto, em prjeção, está previsto para estrear no Brasil no primeiro semestre de 2014.
Segundo fontes da Motorpress International, mesmo grupo editorial do site Carro Online, o SUV virá recheado de tecnologia e com muitas inovações. Entre elas estará o novíssimo câmbio de 9 marchas da ZF, que segundo já adiantou o CEO da Fiat Sérgio Marchionne, também estará presente em outros modelos menores da Chrysler, como o 200 e o Dodge Dart. Para o mandatário italiano, “o incremento no desempenho e os ganhos com economia de combustível são essenciais como novos diferenciais destes carros”. Dentre outras novidades, ele terá o 2.4 Tiger Shark e um novo V6, com 3.2 litros de cerca de 250 cv, da mesma família dos recentes Pentastar, ambos aspirados. A tração 4x4 será para os modelos mais caros, como o 2.0 Multijet diesel de 170 cv. Um motor 1.4 turbo, como o do Dart, também não está descartado.
O desenho do SUV é fruto de uma fusão em conceitos de design. Não dá para negar uma marcante influência latina nos contornos dos faróis e na altura da grade dianteira, bem mais estreita do que você sempre se acostumou a ver. Só sobraram mesmo as sete fendas na frente. Já o desenho lateral mantém o espírito americano, com cortes menos angulosos e caixas de roda bem amplas. Ele tem 2,70 m mm de distância entre-eixos e aproximadamente 4,50 m de comprimento. Por dentro prevalece o talento italiano com acabamentos de linhas simples e material suave.
O SUV que chega ao EUA em julho de 2013 e à Europa no último trimestre deste ano oferecerá também itens tecnológicos como Park Assist (assistente de manobra de estacionamento), sistema de detecção de pedestres (como já existe nos melhores carros alemães e nos seguros Volvo), sistema Harman de áudio e navegação, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e faróis de xênon, com sistema de LED.