Os XIV Jogos Paralímpicos, os maiores já organizados, serão inaugurados na noite desta quarta-feira em Londres em uma cerimônia marcada pelo acendimento da chama no Estádio Olímpico na presença da rainha Elizabeth II e de 80.000 espectadores.
Mais de 3.000 figurantes, entre eles cem crianças e também artistas portadores de necessidades especiais, animarão a cerimônia de abertura, da qual participarão o astrofísico britânico Stephen Hawking, de 70 anos, limitado a uma cadeira de rodas por causa de uma doença degenerativa.
Decididos a manter o êxito popular dos Jogos Olímpicos de Londres, que terminaram no dia 12 de agosto, os organizadores preveem uma edição recorde para os Paralímpicos, com 4.200 atletas com deficiências procedentes de 166 países e praticamente todos os 2,5 milhões de ingressos vendidos.
Portanto, os Jogos Paralímpicos, que terminarão em 9 de setembro, podem ser os primeiros a esgotar todas as entradas.
A chama paralímpica, acesa na terça-feira à noite durante uma cerimônia em Stoke Mandeville, próximo a Londres, chegou na manhã desta quarta à capital britânica.
O fogo chegará ao final do dia no Estadio Olímpico para a cerimônia de abertura, que começará às 20h30 locais (16h30 de Brasília).