A seleção brasileira feminina de vôlei venceu este sábado a equipe turca no tie-break, por 3 sets a 2 (parciais de 25-18, 23-25, 25-19, 15-12).
Em uma partida equilibrada, o Brasil se viu diante de uma forte Turquia, vindo embalada após vencer o Pré-Olímpico Europeu, o que garantiu sua primeira participação olímpica. Já o Brasil entrou em quadra almejando o bicampeonato, depois da conquista de Pequim-2008.
O confronto foi marcado pela presença de dois técnicos brasileiros: José Roberto Guimarães, pelo Brasil, e Marco Aurélio Motta, que esteve no comando da seleção de vôlei feminina campeã mundial juvenil de 1987, pela Turquia.
De um lado, um técnico duas vezes campeão olímpico, uma com a Seleção masculina, em Barcelona 1992, e outra com a feminina, Pequim 2008, José Roberto Guimarães.
A seleção treinada por José Roberto Guimarães está no Grupo B da competição e enfrenta, além das turcas, as equipes dos Estados Unidos, da Coreia do Sul, da Sérvia e da China. Na chave A, estão Grã-Bretanha, Japão, Itália, Rússia, República Dominicana e Argélia.
A equipe brasileira chegou a Londres sob desconfiança, depois da quinta posição na Copa do Mundo do Japão-2011 e do vice-campeonato no Grand Prix-2012.
Mais cedo, as norte-americanas venceram por 3-1 o time sul-coreano, em uma partida que contou a garra das asiáticas e a força e rapidez das norte-americanas.
O Japão, por sua vez, venceu a Argélia (3-0), a China bateu a Sérvia (3-1), a Rússia superou o Reino Unido (3-0) e a Itália a República Dominicana (3-1).