Pular para o conteúdo principal

São Paulo alcança 18 das 20 metas estipuladas para criança eadolescente, diz Unicef

O município de São Paulo alcançou 18 de 20 metas estipuladas conjuntamente entre a prefeitura e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em setores relacionados à criança e ao adolescente. O levantamento, divulgado na terça-feira (29), chamado de Plataforma dos Centros Urbanos, refere-se ao período de 2008 a 2011.



De acordo com o Unicef, entre os maiores avanços da cidade de São Paulo estão a ampliação da cobertura de pré-natal, que passou de 73% das gestantes, em 2008, para 77% em 2011; o crescimento no número de matrículas na escola regular de crianças e adolescentes com deficiência (de 11.365 estudantes, em 2008, para 12.732, em 2011); e o aumento de 38% no número de centros de Referência de Assistência Social, no período.

O município também cumpriu as metas de ampliar o programa Estratégia Saúde da Família (que passou de 38,7% para 43,1%), e o número de conselhos tutelares (que subiu de 37, em 2008, para 44, em 2011).

São Paulo conseguiu ainda diminuir a taxa de mortalidade de pessoas até 19 anos por acidente de transporte (de 6,9 para cada 100 mil habitantes, em 2008, para 5,4 em 2010 – não há dados de 2011) e implantar mecanismos de monitoramento das medidas socioeducativas de meio aberto.

“Como representante do Unicef, tenho que dizer que, até que sejam cumpridos todos os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, o resultado não é suficiente. Mas, a verdade é que 18 de 20 metas é um número muito bom”, disse o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.

Apesar dos bons resultados, o município não conseguiu reduzir a taxa de homicídios entre adolescentes, de 10 a 19 anos, segundo a meta estipulada. O número de homicídios entre adolescentes, que era de 10,5 para cada 100 mil habitantes, em 2008, caiu, em 2010, para 10 para cada 100 mil habitantes, aquém da meta de redução, de 5%.

“Ainda não sabemos porque essa meta não foi atingida. Estamos analisando os dados, homicídio é uma preocupação grande no Brasil, especialmente entre os adolescentes negros. A questão tem muitas raízes sociais, e não é uma coisa que é fácil resolver de um dia para outro”, destacou Stahl.

A cidade de São Paulo também não conseguiu atingir a meta de implantar mecanismos de monitoramento do investimento criança e gastos sociais relacionados. O Unicef entende como investimento criança o total de gastos previstos e executados no Orçamento Geral da União que beneficiam diretamente ou predominantemente a infância.

Em nota, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, disse que o resultado da pesquisa mostra que a cidade conseguiu colocar em prática políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. “Sabemos que ainda há muitos desafios a superar, muito a fazer, mas o importante é que estamos no caminho certo e esse reconhecimento prova isso”, disse.

A Plataforma dos Centros Urbanos é desenvolvida pelo Unicef em ciclos de quatro anos. O primeiro foi em 2008, com a mobilização dos então candidatos a prefeito para que se comprometessem com o cumprimento de 20 metas. Contou também com a participação de comunidades populares.

A partir de 2013, o Unicef deverá expandir a iniciativa para outras cidades brasileiras.



Fonte:
Agência Brasil

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...