Pular para o conteúdo principal

PES 2012 - Antevisão

por Aníbal Gonçalves
 
 

Enquanto os clubes de futebol nacionais se preparam para uma nova época, os principais gigantes da simulação futebolística entram também na pré-temporada de uma batalha que este ano promete ser bastante disputada. Foi neste sentido que a convite da Ecofilmes tivemos a possibilidade de experimentar o novo Pro Evolution Soccer 2012, numa versão ainda em desenvolvimento mas que revela já bastante solidez.


Antes de entrar nas principais características a que tivemos acesso neste novo PES deixem-me fazer algumas considerações sobre este tipo de jogos. Na minha modesta opinião, é muito difícil oferecer elementos suficientes todos os anos, que justifiquem o preço de um jogo novidade. Jogos como PES, FIFA, os títulos 2K (e nem me ponham a falar sobre FM), têm direito a uma nova versão a cada ano, e claro, se é verdade que por vezes a versão final é francamente superior à do ano anterior, muitas vezes surgem apenas pequenas melhorias gráficas, e uma atualização da base de dados das equipas.


Para determinar o valor de um simulador de futebol, é fundamental um olhar atento sobre dois aspetos particulares, a jogabilidade e os modos de jogo. Infelizmente a versão que joguei apenas permitia realizar partidas amigáveis, dentro de um universo limitado de equipas por onde escolher. Neste sentido, nada posso adiantar sobre novos modos de jogo ou licenças específicas para este novo PES, ainda assim, ficamos com algumas promessas de notícias para breve, nomeadamente novidades específicas para os jogadores portugueses, ficaremos à espera.


Já no que diz respeito à jogabilidade PES 2012 promete se distanciar imenso do seu antecessor, principalmente devido ao novo sistema de inteligência artificial ativa (Active AI). Mesmo que pousemos o comando, os nossos companheiros continuarão a disputar o jogo, procurando sempre o melhor posicionamento possível, criando linhas de passe, ou fechando o caminho aos adversários. Assim, ao invés de apenas responderem às ações do jogador controlado por nós, toda a equipa se comporta de uma forma mais pró-ativa, oferecendo uma maior fluidez ao jogo.


Em pormenor, gostei especialmente da forma como os laterais apoiam os extremos à medida que a equipa vai subindo as linhas no ataque. Digamos que se comportam mais como um verdadeiro ala do que propriamente como um simples lateral, se decidirmos procurar o espaço interior com o extremo, imediatamente o lateral sobe nas nossas costas, abrindo um espaço na linha. Lembram-se de alguma vez ficarem especados a olhar para um companheiro enquanto gritavam, “entra!”, “sobe!”, e ele ficava especado à espera da nossa decisão, esse é um dos aspetos que o sistema de Active AI resolve muito bem.


O mais prometedor é que não são só os laterais que se comportam de uma forma mais ativa, os jogadores da frente fazem frequentemente diagonais em corrida para ganhar uma linha de passe, ou até mesmo para arrastar consigo os seus marcadores individuais e assim abrir um espaço interior para o homem com a bola, ficando depois ao critério do jogador qual a melhor decisão a tomar.


Continuar em EuroGamer

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...