Pular para o conteúdo principal

Os Computadores do Space Shuttle

Por: Carlos Martins, de Aberto até de Madrugada

 

Enquanto que "cá por baixo" nos podemos dar ao luxo de ter sempre o último grito da tecnologia, mesmo se de vez em quando estivermos sujeitos a alguns crashes e reboots, quando um computador é responsável por vidas humanas e pode fazer a diferença entre a vida e a morte - e ainda por cima tem que resistir a condições adversas de stress físico, interferências, e radiações... a escolha do hardware é bastante mais limitada.

É por isso mesmo que os computadores que equipavam os Space Shuttle poderiam ser considerados "obsoletos" pela maioria das pessoas. No entanto, ao contrário de um computador doméstico, os GPC do Space Shuttle (General Purpose Computer) poderiam funcionar durante anos sem uma única falha - e essa fiabilidade era a sua maior qualidade.

Mesmo depois de um upgrade recente em 1991, que deu um enorme "salto" em relação aos computadores originais da década de 70, os GPCs do Shuttle têm apenas 1MB e funcionam a uns (nada) impressionantes... 1.4 MIPS! (Antes disso, tinham apenas 416Kb, e funcionavam a 1/3 da velocidade.)

Para referência, o processador ARM presente num smartphone de topo pode superar os 2000 MIPS, enquanto que um processador "doméstico" como um Intel Core i7 Extreme Edition pode atingir valores na ordem dos 159000 MIPS.

No entanto, essa potência de cálculo permite que os GPC controlem o posicionamento dos motores durante o lançamento, ajustando-os 25 vezes por segundo - assim como quais os foguetes a disparar para as manobras no espaço, e as superfícies de controlo nas asas durante a aterragem. Todos esses controlos são "fly-by-wire", dispensando as tradicionais ligações mecânicas, mas fazendo com que o sistema fique tão dependente dos computadores que não se possa correr o risco que eles falhem - nem por uma fracção de segundo durante as partes críticas da missão.

Segundo Andrew Klausman, responsável pelos backups dos sistemas de vôo: "Há uma altura em que, se se perder o controlo durante 120ms, podemos perder o veículo". E penso que isso demonstra bem o elemento "crítico" da coisa.


O segredo do sucesso deste sistema é o processo que decorrer desde que se efectua alguma alteração ao software até que este chegue efectivamente ao seu destino final. Qualquer alteração ao software passa primeiro por nove meses de testes num simulador, seguidos por mais seis meses de testes num laboratório da NASA, antes de poder ser aprovado para voar numa missão.

Ainda assim, existem quatro computadores operacionais a bordo, para além de um que serve de backup e que pode tomar conta das operações durante o lançamento e regresso, caso os outros falhem.



... Isto, para não falar nos computadores bem mais modernos que são usados pelos tripulantes, IBMs ThinkPad A31p modificados, mas que não causam problemas críticos de vida ou morte caso decidam não cooperar.

Durante cada visita à ISS, haverá duas ou três alterações na memórias destes portáteis devido às radiações; valor que pode passar para 30 no caso de uma missão ao Hubble, em órbita superior. Mudanças que não afectam os GPCs com o seu sistema de detecção de memória alterada ou corrompida.


Talvez não fosse má ideia que, com tanto poder computacional existente nos nossos computadores terrestres, os fabricantes e developers perdessem agora algum tempo a garantir que a fiabilidade dos seus programas e sistemas operativos estivesse "quase" ao nível do software nestes GPCs! ;)

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...