Eis que finalmente Iron Man 2 chega às nossas salas de cinema. E deixem-me começar por partilhar convosco a última técnica "anti-pirataria" a que fomos sujeitos na ante-estreia: em vez de pedirem para deixar os telemóveis à porta - isso devia dar-lhes muito trabalho e reclamações - agora simplesmente pediram para... desligar os telemóveis!
Ora... eu até agradeço! Já que poucas coisas são mais chatas do que ouvir um telemóvel a tocar incessantemente a meio de uma sessão - mas... ter quatro seguranças à porta... para isso!?! Parece-me um bocado exagerado...
(E lá dentro um segurança lá se ia divertindo a espreitar pelo monóculo de visão nocturna... certamente mais interessado em encontrar uma moça jeitosa que a ver as dezenas de pessoas que entretanto já iam ligando os telemóveis... Mas pronto...)
Mas vamos lá ao filme...
Novamente com Jon Favreau, não só na cadeira de realizador mas também a fazer o seu mini-papel - desta vez com participação bem mais activa... inspirado até por um tal de Mike Tyson (depois perceberão ;)
De resto encontramos os personagens habituais, Robert Downey Jr. como Tony Stark/Iron Man, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle (que toma o lugar de Terrence Howard no primeiro filme), e agora acompanhados por alguns nomes igualmente bem conhecidos: Scarlett Johansson, Sam Rockwell, e claro... o vilão do filme, Mickey Rourke.
Neste segundo capÃtulo da saga, assistimos a uma procura de vingança que vem do passado, por parte do filho de um cientista que ajudou Stark a desenvolver o célebre Arc Reactor.
O primeiro filme surpreendeu, numa altura em que as adaptações de comics para o cinema deixavam muito a desejar, Iron Man conseguiu mostrar que até seria possÃvel fazer coisas bem feitas. Deste segundo filme, não se esperaria nada menos que isso... mas... será que conseguiu?
Não é fácil conseguir satisfazer as expectativas criadas perante o sucesso do primeiro filme. O filme consegue aprofundar um pouco mais os personagens, e tem as "obrigatórias" cenas de acção para satisfazer os fãs... Mas no entanto, não me pareceu que conseguisse deslumbrar na mesma proporção que o original.
Sem querer menosprezar o filme, se fosse uma série de TV, em que para a semana terÃamos novo episódio... sim, teria sido perfeito. Mas sendo um filme... acaba por... faltar algo.
Como é habitual, deram já o toque para o filme Avengers que está para vir; e Jon Favreau pensa já no próximo Iron Man, embora tal vá depender também do desenrolar dos próximos filmes da Marvel.
Mais logo, cinco leitores poderão assistir à estreia no Nun'Ãlvares com osconvites que oferecemos... e depois já poderão dar as suas próprias opiniões quanto a este Iron Man 2! :)