O grande “boom†da franquia foi com o lançamento de Final Fantasy VI para Super Nintendo, em 1994, que mostrava a saga de Terra e seus companheiros contra o maléfico (e hilariante) Kefka. Em 1997 outro “boom†aconteceria, desta vez na plataforma PlayStation com Final Fantasy VII, com uma aventura que é ainda lembrada nos dias atuais e personagens inesquecÃveis como Cloud Strife e o vilão mais amado/odiado de todos os tempos,Sephiroth, que rendeu ainda uma aclamada continuação animada chamada Advent Children. Em 2001 o terceiro “boomâ€, para PlayStation 2, com o belÃssimo Final Fantasy X e a encantadora Yuna, agora pela primeira vez com vozes reais de atores. Também tivemos Final Fantasy XII, que apesar de seu sucesso, não teve o mesmo impacto que dos outros tÃtulos mencionados.
E a saga chega ao seu décimo terceiro capÃtulo e a longa espera finalmente terminou. Com quatro anos de produção, um legado inteiro para manter e um estilo próprio para defender, Final Fantasy XIII é um dos jogos mais aguardados de todos os tempos. Foi anunciado pela primeira vez na E3 de 2006 como um tÃtulo exclusivo para PlayStation 3, para depois ser também anunciado para Xbox 360.
Foi lançado em dezembro no Japão para PlayStation 3 (o lançamento mais bem sucedido do console por lá) e chegou no Ocidente no primeiro minuto desta terça-feira (9). Nos Estados Unidos, mais de 2.500 lojas abriram à meia-noite para vender Final Fantasy XIII, muitas delas com filas bem longas de vorazes fãs, que enfrentaram um frio de 3ºC.
Nesta nova geração de consoles, Final Fantasy XIII terá uma prova de fogo que os seus antecessores não tiveram: os RPGs ocidentais. Nestes últimos anos muita coisa mudou na indústria de videogames, e os clássicos RPGs orientais, conhecidos como JRPG, foram perdendo o seu lugar e dando espaço para grandes sucessos comerciais e de público como Mass Effect 2 e Dragon Age, entre outros.
Será Final Fantasy XIII outro “boom†na história de 23 anos da franquia? Fará ele mais sucesso que os RPGs ocidentais como Mass Effect 2? Será que a tradição e caractrÃsticas da série se mantém com Final Fantasy XIII? Ou será uma animação interativa com o nome Final Fantasy? Leia abaixo e descubra.
Para ver a matéria completa basta acessar o site fonte clicando no link "via" abaixo:
via GameHall