Pular para o conteúdo principal

Google acelera adopção do RCS no Android


Há vários anos que ouvimos dizer que o RCS são os SMS do futuro e que o Android os vai ter, mas na prática as coisas pouco têm evoluído. Esta adopção lenta dos RCS poderá também ter tido peso na confusão da Google a nível dos seus serviços de mensagens; já que tudo parece indicar que a Google não quis apostar a sério em (mais um) serviço seu para apostar no RCS universal; e agora chega-se ao limite da paciência para que o RCS comece a mostrar o que vale.

Ainda durante este mês, a Google vai permitir que os utilizadores Android no Reino Unido e França activem as mensagens RCS; e que na prática terá um efeito idêntico ao do iMessage nos iPhones: se os utilizadores estiverem a trocar mensagens com alguém cujo smartphone não suporte o serviço, serão utilizados SMS convencionais; se o equipamento suportar RCS, a experiência será idêntica à de qualquer app moderna de mensagens, com notificação de leitura, troca de fotos e vídeos, etc. A Google actuará como "intermediário" para permitir a utilização de RCS mesmo que os operadores não o façam, contornando o pesadelo das incompatibilidades, esperando que isso sirva como forma de pressionar a adopção oficial e nativa deste novo sistema.

Se a Google estiver realmente empenhada a fazer chegar o RCS a todos, é de esperar que esta táctica seja expandida a nível mundial o mais rapidamente possível. No entanto, continua por resolver a questão da encriptação "end-to-end" das mensagens, de forma a que só o emissor e destinatário as possam ler; uma das lacunas do RCS face a outros serviços de mensagens, e na qual a Google diz "estar a trabalhar"; e também o facto de estar associado a um número de telefone e não uma conta de utilizador (impossibilitando / dificultando a sua utilização em múltiplos equipamentos - embora já seja possível fazê-lo a partir da web).


A Google parece ter ficado farta da lentidão dos operadores na adopção do RCS - a nova geração dos SMS para as mensagens - e decidiu carregar no pedal do acelerador, deixando que os utilizadores o utilizem nos seus Android sem dependerem do suporte dos operadores de telecomunicações.

Postagens mais visitadas deste blog

Como fazer etiquetas no Word [Tutorial]

O Microsoft Word permite imprimir várias etiquetas numa mesma folha de papel de forma rápida, criando uma tabela e replicando o mesmo texto em cada célula. Pouca gente sabe, mas há um modo automático de fazer isso, que demanda bem menos tempo. O TechTudo ensina os passos para que você imprima panfletos, cartões ou outras impressões pequenas sem maiores dificuldades. Passo 1. Abra o Word. No topo da página, clique em “Correspondências” e depois em “Etiquetas”. Selecione Etiquetas na guia Correspondência (Foto: Reprodução/Giordano Tronco) Passo 2. Escreva na caixa de texto “Endereço” o texto que será impresso nas etiquetas. Pode ser um endereço de e-mail, um nome, o que você quiser. Para mudar a cor do texto, fonte ou alinhamento, selecione o texto, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção desejada. Você pode editar a fonte clicando com o botão direito do mouse (Foto: Reprodução/Giordano Tronco) Passo 3. Este passo é para quem deseja imprimir apenas uma etiqueta. Se você que

Veja 50 carros esperados para 2014

Há tempos o mercado brasileiro não vive um ano "morno" no quesito lançamentos. E em 2014 não será diferente: cerca de 50 novidades já são conhecidas e/ou confirmadas – fora o que as marcas ainda mantêm em sigilo absoluto. Ao que tudo indica, o segmento premium será o mais efervescente, reflexo das futuras instalações de Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz no país, anunciadas em 2013. Entre os nacionais, destaque para as novas gerações do Ford Ka, Toyota Corolla e Honda Fit – além do inédito Volkswagen Up!. Confira a seguir os principais lançamentos esperados para este ano: AUDI Audi A3 Sedan (Foto: Divulgação) A primeira novidade da marca alemã para 2014 será o  A3 Sedan , que chega em janeiro.  Primeiro, o carro será importado; só abandonará o passaporte húngaro para ganhar cidadania brasileira no final de 2015, quando começa sua produção em São José dos Pinhais, no Paraná. Com motor 1.8 de 180 cv e porta-malas de 425 litros, terá como arquirrival o Mercedes-BenzCLA, que t