A seleção brasileira tenta nesta terça-feira ser a primeira equipe garantida nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. Para isso precisa vencer o México, às 16h, no Castelão, em Fortaleza, palco que moldou o grupo de Luiz Felipe Scolari para chegar a essa condição de favorita ao título mundial.
Há um consenso, até entre os mexicanos, que o hino à capela que antecedeu o encontro com os brasileiros na Copa das Confederações, foi especial. “Foi muito bonito e é uma vantagem da seleção que joga em casa. Sabemos que terá de novo, mas estamos contando nossa torcida também”, disse Javier Hernández, o Chicharito, reserva no time mexicano.
Não fosse Hulk uma dúvida (ele não deve iniciar a partida) o Brasil que enfrenta o México nesta terça é praticamente o mesmo que venceu o rival há um ano. Foi essa base consolidada no último ano que Felipão apostou para chegar consistente à Copa. Bem diferente do rival desta terça, que trocou de técnico e de postura.
“Somos um time brioso, com vontade, e isso é fundamental para ter a confiança da torcida. Temos uma equipe que sabe ganhar, 10 jogadores foram campeões olímpicos contra o Brasil em Londres e essa experiência pode ajudar”, disse o técnico Miguel Herrera, que assumiu o México para salvar a equipe nas eliminatórias. Ele manteve o mesmo time que bateu Camarões como titular.
Felipão disse que o México mudou muito nos últimos meses, mas espera tanta dificuldade como no último encontro, os 2 a 0 da Copa das Confederações.
“Fizemos o segundo gol nos acréscimos”, se recorda. Neymar e Jô marcaram.
O Brasil teria a mesma formação inicial daquele jogo e da partida contra a Croácia se Hulk estivesse em condições. Sem ele, que ainda passará por exames antes da partida, o técnico deve escalar Ramires, o mais testado nos treinos em que não contou com o atacante.
Retrospecto
O Brasil já enfrentou o México três vezes em Copas e nunca sofreu um gol. A última vez que as duas seleções se encontraram foi há 52 anos, no Chile, com vitória brasileira por 2 a 0. Antes, em 1950 e em 1954, Brasil e México fizeram o jogo de estreia. E foram duas goleadas: 4 a 0 no primeiro mundial no Brasil e 5 a 0 na Suíça.
Matemática no grupo
Brasil e México venceram seus jogos de estreia no grupo A e nova vitória encaminha a classificação. Só não garante porque há dependência em relação ao resultado entre Croácia e Camarões, que jogam na quarta. Se o Brasil vencer e a Croácia também, a seleção de Felipão estará classificada porque mexicanos e croatas se enfrentam na última rodada.
FICHA TÉCNICA – BRASIL x MÉXICO
Local: Castelão, em Fortaleza
Data: 17 de junho de 2014
Horário: 16h
Árbitro: Cuneyt Çakir, da Turquia
Auxiliares: Bahattin Duran e Tarik Ongun, ambos da Turquia
BRASIL: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires (Hulk) e Oscar; Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari
MÉXICO: Ochoa, Rodríguez, Héctor Moreno e Rafa Márquez; Aguilar, Herrera, Vázquez, Guardado e Miguel Layún; Giovani dos Santos e Peralta Técnico: Miguel Herrera.