Pular para o conteúdo principal

Comparação Gráfica: Wolfenstein: The New Order (PC/PS3/PS4)

[dropcap]L[/dropcap]ançado sem grandes expectativas no dia 20 de maio, Wolfenstein: The New Order surpreendeu por sua qualidade. Unindo elementos clássicos da série de tiro em primeira pessoa com uma narrativa envolve que foge dos clichês da Segunda Guerra Mundial, o game tem conquistado vários adeptos desde que chegou às lojas.


Disponível em nada menos que 5 plataformas, o jogo também foi alvo do “infame” debate sobre qual delas apresenta os gráficos mais surpreendentes. Grande parte da situação se deve aos problemas de desempenho que alguns jogadores de PC testemunharam quando o jogo chegou ao Steam — situação que muitos não perceberam que podia ser resolvida com uma atualização de drivers.


Embora a questão relacionada ao game não seja tão polêmica quanto aquela que ronda Watch Dogs, decidimos “botar a mão na massa” e fazer por conta própria uma comparação entre as diferentes versões do game. Para isso, usamos como base o lançamento para PlayStation 3, PlayStation 4 e PC (na configuração Ultra) para mostrar o que cada uma delas tem a oferecer ao público e deixar você ciente das vantagens de cada uma — para ver as imagens em seu tamanho original, basta clicar sobre elas.



Detalhes


Como já era esperado, a versão de Wolfenstein: The New Order para a “velha geração” possui uma quantidade de detalhes bastante menor do que no PlayStation 4 ou no PC. No entanto, não é somente na quantidade de polígonos ou na resolução de texturas que o jogo se difere: no PlayStation 3, o jogador encontra uma quantidade menor de personagens, algo que se reflete em uma queda no nível de dificuldade, já que menos inimigos aparecem em campo de maneira simultânea.



PlayStation 3


PlayStation 4


PC



Quantidade de elementos em tela


Nas imagens abaixo, você confere o diferente nível de elementos em tela que cada versão do jogo é capaz de exibir. Enquanto no PlayStation 3 o jogador participa de uma invasão aérea praticamente solitária, no PlayStation 4 e no PC fica mais claro que o protagonista do game é somente um entre milhares de soldados que estão lutando contra as forças nazistas.



PlayStation 3


PlayStation 4


PC



Texturas


Outro ponto no qual o antigo console da Sony (e o Xbox 360, por tabela) sai perdendo é no quesito texturas. Na plataforma, não somente o jogo demora um tempo perceptível para carregar esses elementos, como os apresenta de forma pouco detalhada e até mesmo um pouco borrada — algo que não acontece no PlayStation 4. Apesar de trabalhar com qualidade semelhante à “nova geração”, o PC leva a vantagem de trabalhar com uma resolução nativa maior.



PlayStation 3


PlayStation 4





Iluminação


O quesito que mais diferencia a experiência encontrada nos computadores daquela vista nos consoles de mesa é a iluminação. Embora o PlayStation 4 consiga trabalhar com um nível de detalhes bastante próximo, o video game apresenta sombras com “tons cinzentos”, algo que contribui para deixar o jogo “menos vivo”. Além disso, o PC se destaca por apresentar um contraste de cores mais competente, o que ajuda a trazer mais volume aos elementos mostrados em tela.


PlayStation 3


PlayStation 4


PC



Partículas


Um dos elementos que mais mostra a diferente entre a “nova” e a “velha” geração é o uso de partículas, algo que ajuda a enriquecer a experiência de jogo ao permitir a criação de gráficos mais fidedignos. Apesar de o PlayStation 3 também conseguir apresentar efeitos de fumaça, eles se mostram bem menos volumosos e realistas do que aqueles que o PlayStation 4 e o PC conseguem criar.


PlayStation 3


PlayStation 4


PC



Campo de visão


Uma vantagem clara de quem joga no PC é a possibilidade de alterar o campo de visão do game, o que permite observar uma quantidade maior de elementos na tela. Embora isso faça com que certos objetos pareçam mais distantes em comparação ao que é visto nas demais plataformas, em um FPS a opção traz a vantagem de permitir que você veja uma quantidade maior de inimigos — o que permite planejar táticas de combate e defesa mais rapidamente.


PlayStation 3


PlayStation 4


PC



Elementos do cenário


Um ponto no qual o PlayStation 3 surpreendeu positivamente é no fato de ele manter a maioria dos elementos fixos do cenário vistos na versão PlayStation 4 e PC — algo que ajuda a conversar a ambientação do título e a narrar pontos da história de maneira mais sutil. No entanto, o console decepciona um pouco ao não manter o corpo dos inimigos abatidos em tela (eles somem em questão de segundos), algo que o torna um pouco menos realista.


PlayStation 3


PlayStation 4


PC



Afinal, qual versão é “a melhor”?


Feitas as devidas comparações, é difícil não chegar a uma conclusão “óbvia”: quem procura jogar Wolfenstein: The New Order com maior fidelidade visual deve apostar em um computador capaz de rodar o jogo no nível de qualidade “Ultra”. No entanto, quem simplesmente pretende aproveitar a experiência da maneira como ela foi imaginada por seus criadores não vai perder nada apostando nas versões para o PlayStation 4 o Xbox One.


Conforme dissemos em nossa análise do game (que você pode conferir clicando neste link), as únicas versões que realmente “perdem” alguma coisa são aquelas para o Xbox 360 e o PlayStation 3. Embora a história do jogo permaneça essencialmente a mesma, o baixo poder de processamento dessas plataformas torna a ambientação do jogo menos envolvente, além de deixá-lo mais fácil graças à eliminação de diversos inimigos da tela — solução que deve ter sido tomada com o objetivo de permitir a obtenção de uma taxa de quadros por segundo funcional.


Independente de sua decisão, o que importa é que o novo Wolfenstein, apesar de bastante diferente de seus antecessores, possui qualidade suficiente para diverti-lo durante horas.Antes de deixar sua opinião sobre o game em nossa seção de comentários, confira abaixo três galerias mostrando mais detalhes sobre o que cada uma das versões testadas por nossa equipe oferecem em matéria de qualidade gráfica.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...