Pular para o conteúdo principal

Corrida de até 30 minutos evita lesões, dizem estudos

Nos últimos anos, o número de corredores, que buscam uma vida mais saudável com a prática, tem crescido significativamente em Manaus. A partir de março, em diversas cidades brasileiras e com patrocínio de diferentes empresas, a temporada de maratonas e corridas de rua está aberta no Brasil. Durante este período, é natural que atletas amadores participem dos eventos esportivos.


Pesquisas comprovaram que a prática de corredores amadores pode ser realizada sem maiores complicações, desde que não haja um sobretreino. Nos últimos cinco anos, diferentes estudos realizados comprovaram que o índice de lesões é baixo quando o treino diário é de até 30 minutos/dia e os praticantes possuem Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de sobrepeso. Já com os corredores amadores com um volume de treino entre 31 e 60 minutos ao dia, a prevalência de lesões foi significativa, principalmente na faixa etária entre 30 e 45 anos.


A inexperiência e a falta de orientação podem levar a lesões ou ao sobretreinamento, dificultando a melhora do desempenho de seus praticantes. Os especialista aconselham a prática limite de 50 quilômeros semanais.


“A prática da corrida amadora de maneira cansativa, sem acompanhamento ou de forma inadequada, contribui para o aumento do número de lesões, principalmente nos que querem, em pouco tempo de treinamento, realizar uma maratona. As mais comuns são problemas no joelho, fascite plantar, fraturas por estresse, cãimbra, dor no quadril e tendinoses. Os fatores associados a estas contusões estão associados à experiência, sexo, idade, tipo físico, intensidade e volume do treinamento”, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC).


Além de ajudar no processo de emagrecimento, a prática da corrida amadora traz outros benefícios, como a melhora na memória, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da resistência cardiorrespiratória etc. Não é novidade que a corrida é um eficiente meio de deixar o corpo saudável. Além de favorecer a queima de gorduras do organismo, uma corrida leve pode proporcionar inúmeros benefícios.


Se bem orientada, pode proteger as articulações de lesões, como também contribuir para tonificar músculos e deixar o coração mais forte. E os benefícios da corrida ainda podem ser multiplicados se ela for praticada em grupo, tornando a prática ainda mais prazerosa, dizem pesquisas.


Qualquer pessoa pode correr, desde que esteja bem de saúde, com os devidos exames realizados e que tenha liberação médica para tal atividade, e com orientação de um profissional de Educação Física especializado. A corrida é considerada um ótimo exercício para emagrecer, pois estimula gasto calórico através do metabolismo aeróbio. Com ela, produzimos energia através do glicogênio e também através dos lipídeos, o que favorece o emagrecimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...