Nos últimos anos, o número de corredores, que buscam uma vida mais saudável com a prática, tem crescido significativamente em Manaus. A partir de março, em diversas cidades brasileiras e com patrocínio de diferentes empresas, a temporada de maratonas e corridas de rua está aberta no Brasil. Durante este período, é natural que atletas amadores participem dos eventos esportivos.
Pesquisas comprovaram que a prática de corredores amadores pode ser realizada sem maiores complicações, desde que não haja um sobretreino. Nos últimos cinco anos, diferentes estudos realizados comprovaram que o índice de lesões é baixo quando o treino diário é de até 30 minutos/dia e os praticantes possuem Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de sobrepeso. Já com os corredores amadores com um volume de treino entre 31 e 60 minutos ao dia, a prevalência de lesões foi significativa, principalmente na faixa etária entre 30 e 45 anos.
A inexperiência e a falta de orientação podem levar a lesões ou ao sobretreinamento, dificultando a melhora do desempenho de seus praticantes. Os especialista aconselham a prática limite de 50 quilômeros semanais.
“A prática da corrida amadora de maneira cansativa, sem acompanhamento ou de forma inadequada, contribui para o aumento do número de lesões, principalmente nos que querem, em pouco tempo de treinamento, realizar uma maratona. As mais comuns são problemas no joelho, fascite plantar, fraturas por estresse, cãimbra, dor no quadril e tendinoses. Os fatores associados a estas contusões estão associados à experiência, sexo, idade, tipo físico, intensidade e volume do treinamento”, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC).
Além de ajudar no processo de emagrecimento, a prática da corrida amadora traz outros benefícios, como a melhora na memória, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da resistência cardiorrespiratória etc. Não é novidade que a corrida é um eficiente meio de deixar o corpo saudável. Além de favorecer a queima de gorduras do organismo, uma corrida leve pode proporcionar inúmeros benefícios.
Se bem orientada, pode proteger as articulações de lesões, como também contribuir para tonificar músculos e deixar o coração mais forte. E os benefícios da corrida ainda podem ser multiplicados se ela for praticada em grupo, tornando a prática ainda mais prazerosa, dizem pesquisas.
Qualquer pessoa pode correr, desde que esteja bem de saúde, com os devidos exames realizados e que tenha liberação médica para tal atividade, e com orientação de um profissional de Educação Física especializado. A corrida é considerada um ótimo exercício para emagrecer, pois estimula gasto calórico através do metabolismo aeróbio. Com ela, produzimos energia através do glicogênio e também através dos lipídeos, o que favorece o emagrecimento.