Enquanto os utilizadores de Android podem passar horas a discutir qual é o seu teclado virtual preferido, entre os teclados de origem, swype, swiftkey, ou muitos outros - incluindo aqueles mais esotéricos e incomuns; no iOS não temos nada disso: a Apple disponibiliza um teclado, e não há forma de o alterar (a não ser recorrendo ao jailbreak). Mas agora o SwiftKey chega ao iOS e permitirá a qualquer utilizador iOS ficar a conhecer as suas vantagens.
Como é que isto é possível? É simples. O teclado SwiftKey note está integrado numa app de apontamentos - o SwiftKey Note - significando que está apenas disponível unicamente quando abrem esta app e não de uma forma global para todo o sistema ou outras apps. Com esta app gratuita o SwiftKey espera que outros developers considerem a possibilidade de integrarem este teclado nas suas apps, e embora menos provável, talvez possa servir como incentivo para que a Apple reconsidere a sua posição e possa vir a considerar a instalação de teclados alternativos no iOS - à semelhança do que acontece no Android (embora não me pareça que isso venha a acontecer num futuro próximo.)
Até lá, os utilizadores iOS sempre podem ficar a saber o que estão a perder ao não poderem usar um teclado como o Swift Key. (Sendo que o mais grave é depois pensarem que o teclado do sistema tem a mesma inteligência... e descobrem que não a tem - como eu que frequentemente dou por mim a tentar "swypar" no teclado do iOS depois de estar a escrever no teclado do Android. :)
O Swift Key Note está disponível na app store e é gratuito.
Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...