Pular para o conteúdo principal

Samsung pressionada pelo Google a usar um Android menos modificado

Quando se fala de um equipamento Android fica-se com a ideia de que estamos a falar de uma plataforma unificada. Mas bastará pegar num HTC, num Samsung, ou num LG para ver que todos eles recorrem a interfaces diferentes e muitas outras funcionalidades "acrescentadas" que os afastam cada vez mais daquilo que poderemos considerar os Android de referência, como surgem nos Nexus e nos equipamentos "Google Edition". O Google parece não estar muito satisfeito com toda essa variedade e tem pressionado a Samsung para que volte a adoptar um Android menos modificado.



Sabendo-se que a Samsung detêm a maior fatia do mercado Android (63% em Novembro do ano passado), está numa posição de força para lidar com o Google. Aliás, até há bem pouco tempo mantinha o desenvolvimento de uma plataforma alternativa - o Tizen - e os seus Androids chegam ao mercado com praticamente todas as funcionalidades do Google replicadas por serviços próprios: do reconhecimento de voz e comandos S Voice à sua própria App Store. De facto, não seria nada complicado para a Samsung fazer algo como a Amazon, pegando no Android open-source e criando a sua própria versão de "android", com os seus serviços em vez dos do Google. Para alguns milhões de "puristas" isso seria um suicídio.... mas para centenas de milhões de pessoas... continuaria a ser um smartphone/tablet como sempre, com uma loja de acesso a apps, e internet, e aquilo que utilizam.





Mas esse cenário apocalíptico de ver o maior fabricante de equipamentos Android separar-se do Google parece estar posto de parte, com a indicação de que conversações entre Google e Samsung terão resultado num acordo em que a Samsung abandonará muitas das alterações que faz nos seus Android e passará a dar maior destaque aos serviços oficiais do Google em vez das suas versões alternativas.

O que ganhará a Samsung em troca? Não me parece ser difícil somar 1+1 e ver que as recentes decisões do Google, tanto com a venda da Motorola à Lenovo como eventualmente com o fim da gama Nexus, estarão relacionados com este acordo.

Ou seja, a Samsung aceita deixar de "mexericar" no Android e de manter a ameaça de se aventurar numa plataforma independente; mas o Google deixa de mexericar com o hardware e de ter uma marca/modelos próprios (Motorola/Nexus). Assim... já se torna um pouco mais fácil de entender a decisão da venda da Motorola.

Para os consumidores... acho que só ficam a ganhar: com versões do Android menos modificados, poderá criar-se uma plataforma mais consistente (e onde as actualizações sejam menos demoradas), e onde as melhorias que alguns fabricantes queiram implementar possam passar a ser integradas no Android de base. Claro que isto em nada invalida que os utilizadores possam continuar a optar por launchers e modificações que transformem os seus Android naquilo que bem entenderem... mas pelo menos a experiência de base não irá causar choques a quem comprar um "Android" esperando ter um Android... e deparar-se com algo com o qual quase nem sabe trabalhar.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...