Ora aqui está algo que faria jeito a todas as pessoas. Por muito poupado que se seja, há sempre alturas em que a tentação do consumismo nos leva a melhor, e lá vamos nós à carteira para ir buscar dinheiro ou o cartão para fazer uma compra de algo que, se calhar, nem precisávamos. Com estas iBag, essa tentação passa a ser mais fácil de resistir pois teremos a ajuda desta carteira electrónica.
Como é que isso é feito?
Estas iBags têm um arduino, com GPS e GSM, e são capazes de se manterem fechadas assim que detectam que estamos por perto de lojas onde habitualmente não resistimos à tentação de gastar dinheiro. Se mesmo assim não conseguirmos resistir, a carteira é capaz de nos "denunciar" enviando um SMS para alguém que nos possa posteriormente chamar a atenção para a compra evitável. É uma ideia engraçada, mas que porr agora não passa de uma proposta que tinha como objectivo alertar e consciencializar para os riscos do sobre-endividamento que tantas pessoas afecta.
Ainda assim, se houver interessados em número suficiente, este projecto poderá tornar-se num produto real. E já agora, sugiro uns upgrades: como a possibilidade da carteira poder registar o tipo de compras que fizemos e que valores gastamos (e onde), para que depois pudesse apresentar relatórios geo-localizados das nossas despesas. Se víssemos que havia uma área particularmente gravosa para as nossas finanças, bastaria passar a evitá-la para que não se cedesse à tentação de gastar dinheiro.
Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...