Em nota oficial, divulgada na tarde desta quinta-feira (30), no ‘Blog do Planalto’, a presidente Dilma Rousseff confirmou as primeiras mudanças no seu ministério.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assumirá a Casa Civil, no lugar de Gleisi Hoffmann, que disputará o governo do Paraná, enquanto José Henrique Paim, será promovido a ministro, na vaga de Mercadante.
O secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro, irá para o lugar do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidato ao governo de São Paulo.
Além das três substituições já conhecidas nos ministérios, haverá troca também na Secretaria de Comunicação (Secom), com a saída da ministra Helena Chagas e sua substituição pelo atual porta-voz Thomas Traumann.
Aloizio Mercadante, atual ministro da Educação, entrou para uma audiência com a presidente Dilma Rousseff por volta do meio-dia, para formalizar sua ida para a Casa Civil no lugar de Gleisi Hoffmann, que também já esteve com a presidente mais cedo.
Antes de ir para o encontro com a presidente, Mercadante esteve reunido com Helena Chagas. As posses desses novos ministros já estão marcadas para segunda-feira, às 11h.
Confira a nota oficial:
“A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje mudanças no seu ministério. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deixarão seus cargos. Para a chefia da Casa Civil, a presidenta indicou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O novo ministro da Saúde será o médico Arthur Chioro. O novo ministro da Educação será José Henrique Paim Fernandes, atual secretário-executivo do Ministério. A posse dos novos ministros será na segunda-feira, às 11 horas, no Palácio do Planalto. As transmissões ocorrerão nos seus respectivos ministérios na segunda-feira à tarde. Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República”.