Atlético Nacional e São Paulo devem ter esgotado o estoque de gols do confronto depois da primeira partida no Morumbi e, nesta quarta-feira (6), não passaram de um 0 a 0 sem graça em Medellín, na Colômbia. O futebol de baixo nível, no entanto, não impediu o time brasileiro de celebrar a classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana, já que havia vencido na semana passada por 3 a 2, em casa.
Na busca pelo bicampeonato, já que venceu a competição em 2012, que lhe garantiria uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o São Paulo agora espera para conhecer o adversário, que deve sair do confronto entre Libertad e Itaguí, que se enfrentam nesta quinta, na Colômbia. Na primeira partida, o Libertad venceu por 2 a 0, no Paraguai.
No entanto, o São Paulo ainda pode ter um adversário caseiro, isso porque o regulamento da competição tenta impedir que dois times do mesmo país se enfrentem na final. Assim, os comandados de Muricy Ramalho enfrentarão a Ponte Preta se os campineiros eliminarem o Vélez Sarsfield, também nesta quinta, na Argentina. Na ida, empate por 0 a 0 no Brasil.
O primeiro tempo desta quarta deve ter dado sono nos torcedores que estiveram no estádio Atanásio Girardot, em Medellín. O time da casa dominou completamente a posse de bola ao longo dos 45 minutos, mas não criou nenhuma grande oportunidade. Muita dessa ineficiência ofensiva foi causada pela boa marcação são-paulina, que soube anular as principais peças do adversário.
O time brasileiro, no entanto, também exibiu falta de criatividade, ficando em diversos momentos com dez de seus 11 jogadores atrás da linha do meio de campo. A retranca armada pelo técnico Muricy Ramalho, aliada aos erros na saída de bola, resultaram em um São Paulo acuado, jogando por uma bola no contra-ataque. No outro jogo das quartas de final, realizado nesta quarta, o Lanús derrotou o River Plate por 3 a 1, em pleno Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e avançou para as semifinais.