Conforme já havia anunciado na véspera, o brasileiro Lyoto Machida não teve problemas para bater o peso da categoria dos médios e garantir presença na luta principal do UFC Fight Night 30, que acontece neste sábado (26), em Manchester, na Inglaterra, contra o americano Mark Muñoz.
Visivelmente mais magro, Machida vibrou muito após ter o peso confirmado em 83,9kg, e fez uma encarada séria com Muñoz, de quem é amigo e ex-companheiro de treinos. Normalmente muito sorridente, Muñoz manteve o comportamento e, depois de bater o peso e cumprimentar o rival, encarou seriamente Machida.
A curiosidade foi que Muñoz subiu acompanhado de Ryron Gracie, enquanto Machida foi escoltado por Rener Gracie, ambos irmãos e filhos de Rorion Gracie, e que usavam os tradicionais quimonos de jiu-jítsu.
Os outros dois brasileiros que disputam o torneio, o peso-mosca John Lineker e a peso-galo Jéssica ‘Bate Estaca’ Andrade, também subiram na balança. Enquanto Jéssica não teve problemas para atingir o limite da categoria, John Lineker não conseguiu bater o peso (foi a terceira vez nas últimas cinco lutas) mesmo sem roupa no palco, ficando cerca de um quilo acima do limite dos moscas.
O lutador decidiu não tentar perder o peso excedente e aceitou a multa de 25% da bolsa em favor de Phil Harris. O valor acima dos tradicionais 20% se deve pela reincidência do lutador em não conseguir bater o peso.
O torneio, disputado na Inglaterra, tem 13 lutadores europeus no card, sendo sete ingleses (Brad Scott, Ross Pearson, Rosi Sexton, Andy Ogle, Luke Barnatt, Phil Harris e Jimi Manuwa).
Protagonistas do co-evento principal, o inglês Ross Pearson e o americano Melvin Guillard não decepcionaram os fãs e fizeram uma encarada dura.