A desenvolvedora Rockstar North aspira a re-estabelecer o GTA como a franquia de videogame mais importante do mundo, para aumentar ainda mais o nível mínimo de qualidade, o orçamento, e a amplitude da experiência dos grandes jogos.
O impacto de Grand Theft Auto 4 do 2008 e seus antecessores pode ser visto em praticamente todos os grandes lançamentos. O sucesso do jogo é o que é por causa da série Grand Theft Auto, que teve surpreendente sucesso financeiro, e ótimas críticas.
Grand Theft Auto 5 é o culminar da série, catálogo da Rockstar e, indiscutivelmente, a totalidade dos jogos de grande produção, que se tornaram maiores e mais caros desde o lançamento do Grand Theft Auto 3 , mais de uma década atrás. A realização do Grand Theft Auto 5 é sua qualidade consistente. É isso que faz que seu mundo passa de uma forma tão real — há poquissimos casos que se perde isso.
Ao contrário de Grand Theft Auto 4, que teve lugar no corredor claustrofóbico de arranha-céus de Liberty City, Grand Theft Auto 5 passa através de um amplo conjunto de condados, imitando Los Angeles, seus subúrbios, o deserto de Nevada, no norte da Califórnia e dezenas de quilômetros da costa do Pacífico debaixo d'água, cada um se escondendo atrás de um pseudônimo atrevido — Los Angeles é agora Los Santos, por exemplo.
O escopo geográfico e demográfico do San Andreas resolve uma série de problemas mais antigos e mais repetidos da série, ou seja um foco muito apertado na satirizando estereótipos da cidade e a falta de coisas interessantes para fazer (a série nunca foi em suma fornecimento quando se trata de lixo sem sentido).
Para o último em particular, o Grand Theft Auto 5 é o equivalente de jogo vídeo de um pacote com tudo incluído. Oferece uma lista de coisas para fazer, como jet-ski, Off-Road Racing, roubo de bancos, waterboarding, jogar tênis, compras, carro, modificação de armas, aviação, e estrelas em turnê, para citar apenas alguns.
A inclusão de vários protagonistas faz progressos consideráveis na luta da série para sustentar um segmento narrativo com mais de 30 horas de história. Os três contatos compartilham o enredo central, mas também tem seu próprios conflitos que, ao longo do tempo, tecem dentro e fora do quadro mais amplo. É uma visão estrutural estilo serial, com missões jogando como episódios, todo o jogo, uma temporada. Agora, dezenas de personagens e conflitos ajudam a carregar o peso.
Melhor ainda, um único caractere já não tem que agir como uma narrativa pega-tudo para a variedade de tipos de missão, que o jogo lança no jogador. Missões adequadas são servidas para mais personagem de encaixe. Missões de Hollywood importante ir ao Michael, reformado criminal milionário, passando por uma crise de meia-idade. Baixo nível de criminalidade vai para Franklin. E caos pertence a Trevor, um sociopata que gosta de matar pessoas e explodir coisas caras.
Rockstar tem expandido e melhorado tanto do que é especial sobre jogos de vídeo como espetáculos mainstream, do uso de caracteres para o assumir refinado design mundo lúdico. Progresso do desenvolvedor faz os aspectos do jogo esquerda em êxtase cultural — as mulheres mal desenhadas, o cinismo de vazio, a crueldade excessiva desnecessariamente — especialmente agitando.
É apropriado que o jogo chega na cúspide da próxima geração de consoles. Grand Theft Auto 5 é o encerramento da presente geração e o valor de referência para o próximo. Aqui está um jogo que pego ocasionalmente para o pior, mas predominantemente para melhor, entre o presente e o futuro. Totalmente recomendado pela nossa redação, com sua nota final 9,5.