Pular para o conteúdo principal

Nova ferramenta identifica usuário pelo jeito de digitar

A máxima de que ‘cada um tem seu jeito’ é o que orienta a nova tecnologia de segurança de biometria comportamental. Desenvolvida em parceria entre Brasil e Canadá, a ferramenta identifica o modo único que cada usuário de computador tem de digitar e de usar o mouse, e cria com essas informações uma espécie de ‘login’ comportamental. 
“Comportamento é uma coisa legal, porque duas pessoas não têm comportamento igual”, resume Marcelo Camelo, diretor de Novos Negócios da GlobalMinds, a companhia brasileira que ajudou a desenvolver o sistema. A parceira canadense, a empresa PluriLock, criou os modelos matemáticos, e a verde-amarela desenvolveu a metodologia de implantação e testes.
“É mais ou menos a mesma origem da análise da caligrafia”, explica o diretor. “Um perito avalia se a pessoa parou no meio de uma letra, onde interrompe a escrita, se escreve continuamente. A partir disso, consegue ver se estão imitando uma assinatura ou se ela é legítima. Isso é comportamento também”, acrescenta.
Como funciona
A biometria comportamental coleta três tipos de dados: a duração do toque, que compreende quanto tempo a pessoa pressiona cada tecla; o intervalo entre uma tecla e outra - por exemplo, entre o ‘o’ e o ‘i’ na hora de digitar ‘oi’ -; e combinações comuns - ao digitar sequências comuns, como nome-de-usuário@email, por exemplo.
A tecnologia é usada em dois programas complementares: o PluriPass, que avalia o momento do login, e o BioTracker, que faz a avaliação constante enquanto o usuário está no sistema.
A identificação é feita a partir de um perfil. Primeiro, o usuário senta junto à máquina que usa normalmente. Enquanto isso, o programa está coletando as informações sobre como é a interação com o teclado e com o mouse - em cerca de 3 mil caracteres já é possível criar o perfil. Marcelo Camelo reforça que o conteúdo do usuário não é avaliado, apenas a dinâmica de digitação e cliques.
A partir daí, o BioTracker fica constantemente avaliando se quem está usando a máquina é ainda o mesmo usuário. A autenticação contínua permite que a tecnologia funcione como uma inteligência artificial, que identifica mudanças de comportamento. Por exemplo, a forma de digitar em um notebook pode ser diferente da usada em um desktop.
“O seu modo de digitar pode ter algumas variações, mas tem uma essência, que permite ao programa atribuir um perfil”, explica Camelo.“Se você machucou a mão, por exemplo, e digita com uma só, o sistema vai bloquear o acesso ao perceber que há uma diferença. Aí o administrador de rede pode liberar o acesso, já que você é você mas está com a mão machucada, e o sistema vai aprendendo continuamente com seu modo de uso”, acrescenta.
O exemplo é real: em um teste, a empresa notou que um grupo de usuários sempre acabava bloqueado no mesmo momento do dia. “A gente descobriu que era o pessoal que em um determinado horário ia tomar café, e naquela hora estava digitando com uma mão só”, lembra.
O teste a que Marcelo Camelo se refere foi realizado entre setembro e dezembro do ano passado, com 50 tutores de um curso a distância oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O índice de acerto da tecnologia, que começou a ser criada em 2010, foi de 95%.
Na prática
Marcelo Camelo conta que um dos projetos pilotos que a empresa implementa é com um site de comércio eletrônico baseado em São Paulo, em que o BioTracker é usado como ferramenta antifraude na hora de aprovar pagamentos com cartão de crédito.
“Um cartão de senha, um token, por exemplo, podem ser furtados, clonados. Mas meu comportamento quando digito não consegue ser imitado”, reforça Camelo.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...