Pular para o conteúdo principal

Cresce a venda mundial de aparelhos que permitem conexão à internet

A venda mundial de aparelhos com conexão à internet, que inclui desde computadores pessoais, até tablets e smartphones, mostra um crescimento sustentável em 2013, em meio a uma tendência cada vez maior para os dispositivos móveis, revelou uma pesquisa empresarial divulgada nesta semana.


Segundo o levantamento da empresa Gartner, o número desses aparelhos aumentaria 5,9% em 2013, a 2,35 bilhões, impulsionado pelas vendas de tablets, smartphones e, em menor medida, computadores ‘ultramóveis’.


As vendas dos tradicionais computadores PCs, de escritório e portáteis, prevê que caiam 10,6%, a 305 milhões de unidades, sem incluir os ultra-móveis, uma nova categoria de PCs menores. Aí se incluem, nesse caso, os tablets conversíveis, isso é, tablets que podem se transformar em computadores portáteis.


Segundo a pesquisa, as vendas de tablets devem crescer 67,9%, a 202 milhões de unidades, enquanto o mercado dos telefones celulares terá um aumento de 4,3%, a 1,8 bilhão de unidades.


“Os consumidores querem, em qualquer momento e em qualquer lugar, computadores que lhes permitam consumir e criar conteúdo de forma simples, mas além de compartilhar e ter acesso a esse conteúdo de uma série de produtos diferentes”, disse Carolina Milanesi, da Gartner. “A mobilidade é primordial tanto nos mercados consolidados como nos emergentes”, acrescentou.


Segundo ela, as vendas de PCs ultramóveis, como o Google Chromebook, se duplicarão em 2013, mas permanecerão em um nível relativamente baixo, de cerca de 20 milhões de unidades.


A pesquisa também mostrou que o crescimento de tablets e smartphones começará a cair. O relatório diz que muitos consumidores optam por tablets ‘básicos’ para baixar custos. O iPad mini da Apple, por exemplo, representou 60% de todas as vendas de tablets da Apple no primeiro trimestre de 2013. Os analistas esperam que os dispositivos equipados com o sistema operacional Android do Google estendam seu domínio em 2013, a 866 milhões, à frente da Microsoft Windows e do iOS da Apple.


De acordo com Carolina Milanesi, a Apple é o grupo mais ‘homogêneo’, com muitos produtos em cada segmento, enquanto o Windows domina no setor dos PCs, e o Android, em telefonia inteligente.


Usuários


Em 2012, 40% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Em 2011, o número era de 36%, de acordo com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), que divulgou a oitava edição da pesquisa TIC Domicílios.


O número de brasileiros de 10 anos ou mais que são usuários de internet (49%) superou aqueles que nunca utilizaram (45%). Entretanto, ainda é muito grande a diferença na proporção de domicílios com acesso à internet entre as áreas urbana (44%) e rural (10%).


A pesquisa mostra que o acesso à internet em lan houses caiu oito pontos percentuais e chegou a 19% em 2012. Porém, entre as classes D e E, esse continua sendo o local de acesso mais citado na pesquisa. O domicílio continua crescendo como o principal local de conexão à internet.


Outro destaque fica por conta do aumento da proporção de domicílios com acesso à internet na Região Nordeste, que em 2012 atingiu 27%. A Região Sudeste permanece com a proporção mais alta de acessos (48%), seguida pela região Sul (47%), Centro-Oeste (39%), Nordeste (27%) e Norte (21%).


O aumento da presença de tecnologias móveis nos domicílios brasileiros apresentou crescimento em 2012 e reforça a tendência à mobilidade. A proporção de usuários de telefone celular que acessam a internet pelo dispositivo cresceu em 2012, alcançando 24%. Em 2011, esse tipo de uso era menos comum (18%). Entre os domicílios que têm computador, a metade tem um modelo portátil.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...