Quando joguei o original Company of Heroes em 2006, eu me esforcei para pensar em como a continuação do jogo de estratégia em tempo real, seus gráficos, ou ser muito melhor do que ele era. Aparentemente, a sua desenvolvedora, Relic, também pensa assim, porque sete anos depois Company of Heroes 2 é muito semelhante.
Há, é claro, melhorias visuais sutis e numerosos ajustes de jogabilidade, como as transições da série da Frente Ocidental para a Oriental, mas isso é muito mais uma apresentação sobre o mesmo jogo. Claro, o CoH original foi mantido até muito bem (se você ainda não jogou, você absolutamente deve) assim como recebo de braços aberto algo que se parece muito com o original, mesmo que isso não queria dizer que é necessariamente uma versão melhor.
Porque é tão semelhante ao original, Company of Heroes 2 é ótimo para todas as mesmas razões. Mais do que a maioria dos jogos de estratégia em tempo real, CoH tem tudo a ver com o posicionamento tático inteligente para tirar proveito da cobertura e explorar a armadura de um tanque fraco. E porque os exércitos são raramente mais de uma dezena de unidades de uma só vez, ele tem um ritmo relativamente mais lento, mais metódica do que um RTS tradicional, embora há quase sempre alguma coisa acontecendo.
Seu sistema de recursos com base territorial, agora revisto para permitir a influenciar qual dos três recursos de um ponto realizado gera, permite um estilo de jogo que está focado quase inteiramente em táticas. Aprecio particularmente a capacidade de vencer uma batalha, atacando um inimigo onde ele não está, em vez de encontrá-lo de frente. Eu não quero dizer que isso requer uma mente mais tática do que em um jogo como o StarCraft II, mas é mais pesado para o planejamento que reflete de uma forma que eu acho gratificante.
A força alemã em CoH2 é uma versão melhorada do que vimos no CoH e outros jogos semelhantes, mas o novo Exército Vermelho soviético tem um estilo único doce que reflete a vantagem de mão de obra tiveram na guerra.
A neve é outra grande nova mecânica introduzida, mas além de adicionar alguma beleza e diversidade da paisagem e autenticidade onde o frio brutal, sem dúvida tinha quase tanto a ver com a derrota dos nazistas que os soviéticos fizeram.
Visto lado a lado, pode ser difícil distinguir Company of Heroes 2 de seu antecessor. Quando examinamos de perto, as mudanças introduzidas para distinguir a guerra na frente oriental da Segunda Guerra Mundial a partir da Ocidental são tão problemáticas como também são interessantes. No entanto, essa comparação é um dos melhores jogos de estratégia em tempo real de todos os tempos, e sendo na sua maioria tão bom, que o torna um excelente jogo por conta própria. Jogue o primeiro original (é barato), mas Company of Heroes 2 satisfez o apetite para a sequência.