Sem dar chance para qualquer surpresa, o São Paulo massacrou o Bolívar na noite desta quarta-feira e encaminhou sua vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Com dois gols de Luis Fabiano, o time de Ney Franco aplicou 5 a 0 no rival boliviano, no Morumbi, pelo jogo de ida da fase preliminar.
O folgado placar deixa o São Paulo em situação tranquila para a partida da volta, na próxima quarta-feira, em La Paz. O time brasileiro pode perder por até 4 a 0 sem correr o risco de ser eliminado. Se confirmar o favoritismo, o São Paulo entrará no Grupo 3, que já conta com o Atlético-MG.
A boa vitória confirmou a aposta do técnico Ney Franco, que havia surpreendido no treino de terça-feira. O treinador deixará Paulo Henrique Ganso no banco de reservas para reforçar o ataque com Aloísio, formando um trio ofensivo, com Osvaldo e Luis Fabiano.
A aposta deu resultados logo nos primeiros instantes. Com uma postura mais ofensiva, o São Paulo pressionou desde o apito inicial e abriu o placar logos aos sete minutos. Osvaldo recebeu na esquerda e encheu o pé, de fora da área. A bola acertou a trave esquerda do goleiro antes de entrar.
Além de levantar a torcida, o gol reforçou a motivação do São Paulo, que seguia pressionando. Aos 20, Aloísio recebeu lançamento em profundidade pela direita, se livrou da marcação e cruzou rasteiro para Luis Fabiano só completar para as redes.
Inspirado, o atacante anotou seu segundo ainda antes do intervalo. Aos 45, ele aproveitou rebote do goleiro, após finalização de Aloísio, e só teve o trabalho de empurrar para as redes.
O Tricolor apenas administrou o resultado no segundo tempo e ainda ampliou com Jadson, aos 14 minutos, e Rogério Ceni, cobrando pênalti, três minutos depois.
Grêmio vacila em Quito e se complica
A falta de sorte do goleiro Marcelo Grohe complicou o Grêmio na pré-Libertadores. Nesta quarta-feira, em Quito, a lesão de Dida obrigou troca no gol gremista. Sem culpa alguma, Marcelo mal tinha entrado e levou o 1 a 0 para LDU, placar final do jogo de ida da Pré-Libertadores. O gol de Feraud complica o time brasileiro para o jogo de volta, em Porto Alegre.
Sem marcar como visitante e derrotado, o time gaúcho precisa vencer por mais de um gol de diferença no próximo dia 30, na Arena. Em caso de 1 a 0 para o Grêmio a decisão vai para os pênaltis.
Empate ou vitória gremista por um gol de diferença, com gol da LDU como visitante leva os equatorianos para próxima fase.
Foi a primeira vez que o Grêmio perdeu para um time do Equador em sua história na Libertadores. E o time tricolor fez boa partida, acertou a trave duas vezes, teve chances, mas não contava com um lance fortuito, de bola parada, do oponente. Pecou pela falta de concentração. E não foi pela altitude. O Grêmio correu durante os 90 minutos, não pecou pelo tempo de bola ou sofreu nas mãos da LDU. Até porque chegou com vários dias de antecedência. Mas não adiantou.
A LDU mostrou tudo que o Grêmio esperava. O time equatoriano mandou completamente no começo do jogo. Sem grandes chances, é verdade, mas aos 15 minutos Garcez ganhou de cabeça da zaga gremista após receber cruzamento da direita e deu o primeiro susto em Dida. Por sorte foi para fora.
Aos 24 minutos, o Grêmio conseguiu sua primeira conclusão. Tony avançou pela direita e cruzou para Marcelo Moreno. O boliviano, no entanto, colocou para fora. E o Grêmio teve mais uma chance antes do fim da primeira etapa. Willian José recebeu cruzamento de Elano, aos 44 minutos, mas cabeceou fraco nas mãos do goleiro Dominguez.
No segundo tempo, o time brasileiro assumiu comando do jogo, mas com a pontaria fraca sofreu o castigo aos 30 minutos. Cruzamento da esquerda, um chute de Vera, Marcelo pegou e a bola explodiu na trave. Na volta, Saritama cabeceou e Marcelo pegou, mas na terceira vez Feraud colocou na rede: LDU 1 a 0.