Pular para o conteúdo principal

Primeira chamada do Prouni tem 159,1 mil candidatos pré-selecionados

Primeira chamada do Prouni tem 159,1 mil candidatos pré-selecionadosNa primeira chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni), iniciada nesta quinta-feira (24), foram pré-selecionados 159.177 candidatos, sendo 107.575 para bolsas integrais e 51.602 para as bolsas parciais. O prazo para comprovação das informações e matrícula na instituição de ensino que chamou o candidato vai até o próximo dia 31. O resultado da primeira chamada esta disponível na página do Prouni na internet.


Os candidatos que não foram selecionados nesta etapa devem aguardar a segunda chamada, que será no dia 8 de fevereiro, com data de matrícula e apresentação dos documentos até o dia 19. Caso não seja selecionado na segunda convocação, o estudante pode, ainda, integrar a lista de espera do programa, cuja adesão deve ser feita nos dias 24 e 25 de fevereiro.


No período de inscrições, entre os dias 17 e 21 últimos, o Prouni cadastrou 1.032.873 estudantes de 5.543 municípios brasileiros. Cada candidato teve a possibilidade de fazer duas opções de curso, o que resultou em 2.011.538 inscrições.



Oferta e procura


Nesta primeira edição do programa, o estado de São Paulo foi o que teve a maior oferta de bolsas de estudos. As instituições de ensino paulistas convocaram 54.315 estudantes, sendo 33.108 para bolsas integrais e 21.207 para as parciais. Em todo o estado, foram 368.827 inscrições, com 187.489 inscritos. Além disso, as instituições particulares de educação superior da cidade de São Paulo também foram as mais procuradas, registrando 151.451 inscrições.



Divulgação/Governo do Estado de GoiásAs bolsas de estudo garantem o acesso ao ensino superiorAmpliar


  • As bolsas de estudo garantem o acesso ao ensino superior




Os municípios do Rio de Janeiro, com 87.012, e Belo Horizonte, com 86.777, ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente, nas cidades que cadastraram o maior número de candidatos.


Já o segundo estado com o maior número de inscrições foi Minas Gerais, totalizando 261.149, com 141.839 candidatos inscritos; seguido do Rio de Janeiro, com 152.417 inscrições e 75.935 estudantes inscritos.


Minas Gerais também foi o segundo estado em oferta de bolsas, com 11.331 integrais e 6.371 parciais; seguido do Paraná, com 6.866 integrais e 5.512 parciais.


Confira aqui para conferir o número final de inscritos e de inscrições por unidade da Federação. Veja também, aqui, o número de inscrições por município.



Prouni




Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005, o Prouni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais - 50% da mensalidade - em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Desde a sua criação, 1.096.359 estudantes já foram atendidos, sendo 739.094 na modalidade de bolsa integral.


Nesta edição, o programa ofereceu 162,3 mil bolsas de estudos para 12,1 mil cursos de 1,07 mil instituições de todo o País. As vagas são destinadas a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola.


O programa desenvolve, ainda, ações conjuntas de incentivo à permanência dos universitários nas instituições, como a Bolsa-Permanência.


Para os estudantes com bolsas parciais há ainda o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O bolsista pode recorrer ao fundo para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).




O cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo deste primeiro semestre constam do Edital nº 1/2013 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União do último dia 9.


Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...