Pular para o conteúdo principal

A Google mostra-lhe o que anda a sincronizar com o Chrome

A funcionalidade de sincronização de dados do navegador da Google é uma das suas muitas características que o destacam face à concorrência.


Não se limita a transmitir os dados entre instâncias deste navegador, mas também as guarda centralmente, o que permite que recuperemos o nosso Chrome em poucos minutos, caso este tenha algum problema.


Mas ao mandarmos esses dados para a Google, não conseguimos saber a quantidade de dados que estão a ser enviados e que tipo de dados passamos para armazenamento. Ciente da necessidade de dar acesso a estes dados, a Google resolveu disponibilizar essa informação para todos os seus utilizadores.


A sincronização de dados é algo que atualmente existe na maioria dos navegadores, mas nenhum o faz como a navegador da Google, não apenas pelos tipos de dados que são guardados, mas também pela utilidade que estes podem ter.


Conseguimos ter em qualquer local o nosso navegador fielmente replicado e sincronizado, podendo retomar as nossa navegações e as nossas definições, não alterando a forma de usarmos este navegador.
No caso de o nosso computador ser formatado ou perdermos a nossa instalação do Chrome, em poucos minutos podemos ter de volta o nosso navegador como se nada se tivesse passado.
Conseguimos guardar e ter acesso a todos os dados da nossa utilização. São aplicações, extensões, definições, preenchimento automático, histórico da Omnibox, favoritos, passwords e separadores abertos.
Todos esses dados são enviados do Chrome para os servidores da Google e no sentido inverso, podendo ou não ser cifrados, para garantir uma camada de segurança adicional. Esta configuração, que pode ser feita para cada um dos elementos individuais, é feita nas definições do Chrome, ou directamente através da colocação do endereço chrome://chrome/settings/syncSetup na Omnibar.
Até agora não havia forma de controlar e eliminar esses dados que enviamos para a Google. Mas com a disponibilização da página de dedicada à sincronização do Chrome, podemos ver que dados estão armazenados e, principalmente, eliminar os dados alojados nos servidores da Google.
Nessa página pode ver, em formato de tabela, quantos elementos foram sincronizados para cada um dos diferentes itens que podem ser sincronizados. É dada também informação se esses dados estão ou não cifrados nos servidores da Google.


Ao passarem o mouse pode cima de cada uma das entradas, é apresentada uma explicação do que cada um dos elementos disponíveis representa e de que forma pode ser usado.


Outra funcionalidade importante que pode ser acedida nesta página é a de eliminarmos os dados que estão guardados nos servidores da Google. Essa eliminação não é feita de forma seletiva e todos os dados presentes são eliminados.


Este processo de eliminação não pode ser revertido ou interrompido e demora algumas horas a ser realizado. É também interrompida a sincronização com esta conta.


Esta é a forma mais simples e rápida de eliminar os dados existentes numa conta de sincronização Chrome.


Naturalmente que o acesso efectivo aos dados é impossível e que apenas conseguimos ter acesso ao número de elementos que estão sincronizados entre os vossos Chrome’s e os servidores da Google.


Ainda assim apresenta muita informação útil e permite que tenhamos acesso à informação que estamos a gerar com o nosso Chrome.
Mais uma excelente integração entre um dos melhores browsers da actualidade e a empresa que disponibiliza alguns dos melhores serviços da Internet.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...