Pular para o conteúdo principal

Entenda como funcionam os HDs

O disco rígido pode trazer impacto no desempenho de um computador. O fato é que o tempo perdido no movimento da cabeça de leitura, na rotação da mídia magnética entre outros fatores, podem causar a perda de desempenho. A operação do disco de forma compreensiva e aperfeiçoada (por exemplo, uso do Busmastering, do Utra DMA e etc..), tende diminuir consideravelmente a demora de acesso as informações.Os fatores que afetam o desempenho de um disco rígido são:

»Velocidade de rotação do disco magnético.
»Velocidade de deslocamento da cabeça de leitura.
»Número de setores por trilhas.
»A taxa de transferência dos dados.
»Como os dados estão organizados no disco.
»Interface usada (EIDE / SCSI).










 








Figura 1:Demonstra os discos magnéticos com seus setores, trilhas e cilindros.

 


O que são setores, trilhas, cabeças e cilindros?

Em um disco rígido os dados são armazenados na camada magnética do disco. A cabeça que está presa a um braço móvel é usada para ler e escrever os dados. Este disco gira com um tempo de volta constante e a medida usada é a rotação por minuto (rpm). Os dados são organizados em um ou mais discos, cilindros, trilhas e setores. Cilindros são trilhas concêntricas na superfície do disco. Uma trilha é dividida em setores. Um disco tem duas cabeças, uma para cada lado. O braço da cabeça de leitura é movido por um motor de passo sincronizado.

As duas interfaces existentes

A EIDE é atualmente integrada com a placa mãe. Os discos que trabalham com esta interface são muito mais acessíveis. A interface EIDE tem dois canais, um primário e um secundário e, em cada canal, podemos conectar dois dispositivos cada (o dispositivo pode ser um disco rígido, CD-ROM ou outro dispositivo que trabalhe com essa interface).

Já na interface SCSI você precisa de uma controladora extra pois, não há muitas placas mãe com controladoras SCSI integradas. Elas são menos acessíveis que a interface EIDE. Tanto a placa controladora como os discos são bem caros. A interface SCSI pode conectar até 7 dispositivos a um canal de SCSI simples ou 15 dispositivos a um canal SCSI avançado. Em aplicações complexas, o uso de um único disco não melhorará muito o desempenho da interface SCSI, pois, seu poder está exatamente quando conectamos vários dispositivos em seu canal.

Ambientes que trabalham em Multitarefa como o Windows vão se beneficiar com a interface SCSI, pois os acessos simultâneos acontecem freqüentemente. Se você tem um servidor que está trabalhando com grandes volumes de dados ou aplicações de missão crítica, então, o computador se beneficiará mais com a interface SCSI que EIDE e há três razões para isto! veja abaixo:















»Todos os sistemas operacionais modernos (Windows e Linux por exemplo) apoiam a interface SCSI.
»Interface SCSI, trabalha melhor com Busmastering.
»Discos SCSI são mais rápidos e tem melhor desempenho.

Se você precisa de alta capacidade de armazenamento somado a altas taxas de transferência opte por usar a interface SCSI, não que o EIDE seja incapaz disto mas, simplesmente a interface SCSI é feita para alto desempenho.

Os Sistemas de Arquivos

Quando o disco é novo ele vem pre-formatado fisicamente, isto, significa que os cilindros, trilhas e setores já estão com algumas informações escritas sobre o disco. Os passos seguintes para o seu uso seriam: criar partição (que dependendo do sistema operacional será o FAT16/FAT32/NTFS/HPFS), o setor de inicialização e a formatação lógica.

Nota:Sobre o desempenho você precisa saber que outros fatores fora o disco rígido podem afetar o desempenho global de um sistema. Um exemplo seria, pouca memória, outro, a configuração do sistema operacional e por último a BIOS do PC. É preciso saber também que os sistemas de arquivos podem afetar o desempenho geral da máquina pois, sistemas de arquivos sofisticados requerem controles, e controles, perdem tempo para executar tarefas que garantem a integridade e a segurança dos dados.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...