O Brasil garantiu neste domingo a sua vaga nas quartas de final do futebol de Londres-2012 ao derrotar a Bielorrússia por 3-1, com boas atuações de Oscar e Neymar, que protagonizaram uma bela jogada no terceiro gol no estádio Old Trafford de Manchester na partida do Grupo C.
O jogo teve uma curiosidade, já que todos os gols foram marcados por brasileiros, inclusive o de Belarus, obra do catarinense Renan Bardini.
Mas quem se destacou foi Neymar, que marcou o gol da virada com uma bela cobrança de falta aos 20 minutos do 2º tempo, além de ter colocado a bola na cabeça de Pato aos 15 do 1º tempo, no gol de empate, e de ter dado um passe de calcanhar para Oscar aos 48 minutos da etapa complementar para fechar com chave de ouro a apresentação brasileira.
"Estou muito feliz de termos ganhado a partida. Jogamos muito bem na segunda metade e agora demos mais um passo. Foi muito difícil para nós", declarou o jogador do Santos.
Os europeus chegaram a surpreender ao abrir o placar com um gol de cabeça de Renan, aos 8 de jogo.
"O mais importante hoje é que a seleção se classificou para as quartas. Todos participaram disso (..) Foi dado um passo importante para dar a classificação antecipada", disse o treinador Mano Menezes, em uma entrevista coletiva à imprensa, destacando que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva deu os parabéns pela vitória.
Com 6 pontos, o Brasil pegará a Nova Zelândia (1), enquanto Belarus (3) enfrenta o Egito (1). As partidas serão disputadas na quarta-feira.
"Fizemos o possível. O Brasil é realmente forte e por isso não conseguimos atacar tanto", disse o técnico bielorrusso, Georgy Kondratyev.
Na partida preliminar, Nova Zelândia e Egito empataram em 1-1 e mantiveram as esperanças de classificação.
No segundo tempo, Mano levou a equipe ao ataque ao colocar Ganso no lugar do volante Sandro.
Os bielorrussos se defendiam com tudo, fazendo uma linha de cinco defensores, liderados por Sergei Politevich e Igor Kuzmenok, que ainda recebia a ajuda de um sexto homem de contenção, o capitão Stanislav Dragun.
Mano mandou Rafael e Marcelo mais para a frente, enquanto Rômulo e Sandro fechavam os espaços gerados pelos avanços dos laterais.
Com muita paciência e virando o jogo o tempo todo, o Brasil esperou a chance de quebrar o bloqueio europeu.
O gol de falta de Neymar não deu outra alternativa aos bielorrussos a não ser se abrir mais, o que permitiu aos brasileiros criar mais chances, incluindo a que deu origem ao terceiro gol, que deixou o público satisfeito no mítico estádio do Manchester United.