Pular para o conteúdo principal

Autoeuropa para uma semana antecipando o agravamento da crise europeia


A Autoeuropa, a segunda maior exportadora nacional, vai parar durante uma semana no mês de Agosto. Ontem, a Comissão de Trabalhadores (CT) anunciou ter chegado a acordo com a administração para que a fábrica de Palmela pare entre 20 e 24 daquele mês. Com estes cinco dias, sobe para sete o número de "down days" em Agosto. A situação europeia, especialmente dos países intervencionados, ao que o Negócios apurou, está na origem desta decisão. Ainda assim, os objectivos de produção (625 carros por dia) mantêm-se inalterados.

Com a marcação de nova paragem – na semana passada a falta de fornecimento de uma peça para as portas dos automóveis obrigou a interromper a produção quinta-feira e sexta-feira –, ficam marcados 21 dias de "down days". Nos últimos quatro meses do ano, restaria apenas mais um dia de interrupção, caso fosse cumprida a letra do acordo de empresa. No entanto, já na semana passada a CT abriu a porta ao alargamento desta regra.

O representante dos trabalhadores da Autoeuropa, António Chora, afiança ao Negócios que esta paragem de uma semana "já não se verificava desde 2006 ou 2008, quando acabou a produção de um modelo da Sharan e ainda não havia o Eos".

Mas o que justifica esta interrupção prolongada? "Essencialmente, a situação que a Europa está a passar. Em Espanha,Itália e Chipre o consumo pode ter um retrocesso", explica Chora. "É jogar em antecipação face ao que pode acontecer", acrescenta. Também uma fonte oficial da fábrica da Volkswagen explica que "são as incertezas na Zona Euro" a motivar esta decisão de cariz preventivo.

A administração da Autoeuropa e a CT falam a uma só voz quando afirmam que a Volkswagen está a crescer a "nível global" e mantém a estimativa anual de produção em 10 milhões de viaturas. "Só a Europa está estagnada, com excepção da Alemanha que cresce", salienta Chora.

Também na manutenção dos cerca de 3600 postos de trabalho há confluência de ideias entre os trabalhadores e a direcção da unidade industrial. Aliás, António Chora avança: já houve outros anos em que "parámos 42 dias", diz. "Nesta altura, queremos manter os empregos e esperamos que a crise passe rapidamente", disse o coordenador da CT. Já fonte da empresa diz: não se pode "falar de aumentar o número de ‘down days’ enquanto não atingirmos o limite máximo". "Vamos ver o que se vai passar", sublinha.

A empresa desdramatiza a paragem de uma semana, enquadrando-a no regime de flexibilidade própria dos "down days", mas frisa que o plano de objectivos estabelecidos pela casa-mãe "não vai ser afectado". Apesar da fábrica de Palmela estar a exportar mais para a China, o peso da Europa nas vendas não permite não ser cuidadoso com as oscilações deste mercado.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...