A BMW divulgou nesta quinta-feira (24) as primeiras imagens e informações sobre o novo Série 7 2013, que chega com algumas novidades no visual. É a chamada reestilização "de meia vida" do sedã de luxo lançado no mercado há cerca de quatro anos. Mas não esperem mudanças radicais na aparência. Elas, na verdade, se limitam aos novos faróis com diodos luminosos (leds), que abandonam o formato de auréola. A grade segue a mesma do modelo 2011, mas exibe menos hastes verticais. O para-choque, por sua vez, ostenta filetes cromados e uma nova entrada de ar na parte inferior.
O posicionamento das luzes indicadoras de direção instaladas nos espelhos retrovisores também mudou. Já a traseira é praticamente idêntica à modelo anterior, com exceção de um friso cromado no para-choques e que liga os refletores afilados. No interior, a lista de novidades inclui novos bancos revestidos de couro, um novo equipamento de áudio Bang and Olufsen, com 16 alto-falantes, e que inclui um pacote de entretenimento para os passageiros do banco traseiro, com monitores de 9,2 polegadas, porém oferecido como item opcional. O painel de instrumentos agora é personalizável e dispõe de quatro novos perfis diferenciados. O console central, por sua vez, traz uma tela central de 10,25 polegadas e que é equipada com tecnologia 3D de alta resolução.
Mas é sob o capô que o Série 7 2013 esconde suas principais novidades. A gama de motores foi totalmente revisada e passa a agregar um novo bloco a diesel, de seis cilindros em linha, 3.0 litros, triturbo, de 380 cavalos e 75,4 mkgf de torque. Este motor faz a versão xDrive 750D acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 4s9 e é capaz de percorrer 15,6 quilômetros com 1 litro de diesel. As emissões ficam em 169 g/km.
A variante híbrida do Série 7, o ActiveHybrid 7, também sofreu mudanças no conjunto mecânico. O V8 4.4 l twinturbo de 413 cv usado na primeira geração dá lugar a um seis cilindros 3.0 capaz de entregar 319,5 cv, e que está associado a um motor elétrico de 54 cv e torque de 51 kgfm. Atuando em conjunto, o novo ActiveHybrid é capaz de entregar 353,5 cv podendo acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 5s7, podendo alcançar médias de consumo de 14,7 km/l e emissões de 158 g/km. Apenas com a energia elétrica fornecida pelas baterias de lítio, o sedã chega a rodar apenas quatro quilômetros, a uma velocidade média de 60 km/h. O câmbio automático de oito marchas passa a vir de série em toda a gama.
