Pular para o conteúdo principal

Ministério da Justiça notifica Facebook e Microsoft no Brasil

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, enviou na segunda-feira uma notificação aos escritórios brasileiros de duas gigantes do setor de tecnologia: Microsoft e Facebook. O órgão está solicitando que as empresas forneçam informações sobre a parceria que envolve o Bing, buscador da companhia de software, e uma troca de ativos.

Segundo a secretaria, ao oferecer o Bing (Microsoft) como único motor de buscas dentro da plataforma (Facebook) a aliança entre as companhias pode caracterizar 'ato de concentração' - que acontece quando um acordo de mercado prejudica a livre concorrência ou resulta em dominância na prestação de um determinado serviço. Caso a SDE encontre alguma irregularidade, os documentos podem ser submetidos à apreciação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Conforme o comunicado, as empresas podem ter realizado operações que se enquadram no sumário do artigo 54 da Lei 8884/88 sobre 'Controle de Atos e Contratos', que especifica os 'atos de concentração'. A intenção é esclarecer se houve operações nos últimos cinco anos que possam ser caracterizadas como anticompetitivas. Entre elas estão os contratos de exclusividade e a compra de ações entre as duas companhias.

De acordo com o órgão, reportagens que informavam sobre uma parceria para que os usuários do Facebook pesquisassem usando o motor de buscas do Bing e relatos de uma troca de ativos entre as duas empresas teria motivado o envio da carta.

A rede social e a gigante de software sinalizaram que ainda não receberam a carta da SDE, que foi enviada pelo correio na segunda-feira e deve chegar aos escritórios das empresas no Brasil dentro dos próximos dois dias, segundo prazo estimado pelo órgão.

Sobre o pedido de esclarecimentos, o Facebook disse que só vai comentar quando receber uma "notificação direta". Mas a rede social informou que "pretende cooperar com as autoridades" para esclarecer as dúvidas.

“Vamos prontamente revisá-la (a notificação) e esclarecer junto ao Ministério quaisquer aspectos que sejam questionados”, disse em nota.

A Microsoft, que também não recebeu o documento, promete colaborar.

“A Microsoft Brasil se coloca à disposição para prestar os devidos esclarecimentos, caso venha a ser notificada”, afirmou.

De acordo com a lei, as empresas ou os grupos de empresas brasileiras que detenham 20% de um mercado relevante ou em que qualquer dos participantes tenha registrado faturamento bruto anual de R$ 400 milhões devem informar fusões ou incorporação, constituição de sociedade para exercer o controle de empresas e serviços ou qualquer outras forma de agrupamento societário à secretaria, o que não ocorreu neste caso.

Na semana passada, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) - órgão também do Ministério da Justiça - notificou a Google e solicitou mais detalhes sobre os motivos que levaram a companhia a alterar o texto que trata da utilização de dados pessoais dos seus usuários e políticas de privacidade.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...