Pular para o conteúdo principal

Conheça os sites que aderiram ao blackout de protesto contra as leis antipirataria dos Estados Unidos.

Nas últimas semanas, você ouviu falar muito na SOPA, uma lei que – segundo os opositores – pode acabar com a liberdade na internet. Vários sites já haviam anunciado que, durante o dia 18 de janeiro, suas páginas ficariam fora do ar, mostrando que a web não pode ser censurada da maneira como está sendo proposto. Até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mostrou-se contra os termos da lei.

E ao contrário do que muitos pensavam, as ameaças não eram apenas blefes. Na manhã de hoje, vários sites foram retirados do ar, sendo que apenas mensagens de protesto estão disponíveis para quem as acessa. Também há várias páginas que aderiram a ações menos fortes, apenas espalhando mensagens sobre o evento. O Facebook, que havia manifestado apoio, ainda não realizou ações.

Wikipédia


Quem acessa Wikipédia em inglês vai se deparar com uma enorme tela preta no dia de hoje. As páginas estão todas redirecionando para uma tela idêntica à mostrada no final deste parágrafo. Um dos fundadores do serviço já havia anunciado que as páginas seriam bloqueadas, agora a ação está finalmente confirmada (se o internauta pressionar “Esc” antes de a página terminar de ser carregada, a página preta não aparece).

Os brasileiros também podem ter uma amostra do que está sendo realizado. Ao acessar qualquer página da Wikipédia em português, você pode verificar um banner bem visível no topo da página com a frase “A Wikipédia precisa que a internet permaneça livre”. Clicar no banner faz com que você seja levado a esta página, com mais explicações sobre a SOPA e a PIPA.

Google


A página norte-americana do maior buscador do mundo não está indisponível, mas conta com um doodle de protesto. Ou melhor, com a ausência de um doodle. A logo do serviço foi tapada por uma tarja preta e, pouco abaixo da barra de buscas, um link para mais explicações também está disponível.

Nesta página (que pode ser acessada por este link), também está disponível um pequeno infográfico criado especialmente para mostrar o avanço das manifestações de oposição às leis de proteção aos direitos autorais, que podem acabar com a liberdade na web mundial.

Reddit


Um dos sites que liderou as campanhas contra a SOPA é o agregador de conteúdo Reddit. E é lógico que eles não estariam fora dos protestos. A partir das 11 horas da manhã (horário de Brasília), o site trocou todas as suas páginas por um texto mostrando todos os malefícios da SOPA na internet mundial.

Panic Button


Quem utiliza a extensão Panic Button para Google Chrome vai perceber que grande parte das logos dos sites navegados terá uma tarja com “Stop Censorship” (Parem a censura). Assim como acontece em outros serviços, ao clicar sobre a barra você será direcionado para uma página com explicações e um vídeo sobre a SOPA.

Microsoft


A empresa responsável pelo Windows manifestou apoio às manifestações contrárias à SOPA, mas ainda não se sabe em que níveis isso está sendo aplicado. Os sites da empresa continuam no ar e as mensagens divulgadas não animam muito. Para a Microsoft, é preciso que representantes de todos os lados sentem para conversar.

Wordpress


Um dos maiores serviços de blogs do mundo aderiu aos protestos e bloqueou todos os links de sua página inicial. Quem chegar ao Wordpress.com verá que todos os principais sites indicados pela central foram substituídos por tarjas pretas e a palavra “Censurado”.

Outros sites


Um dos maiores fóruns de discussões diversas da internet decidiu bloquear todos os links e textos relacionados. Apenas os links da página inicial e imagens estão sendo mostrados. O site do documentarista Michael Moore ganhou uma nova página inicial, que mostra vários documentos relacionados ao tema.

 

Retirado na íntegra de TecMundo

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...