A reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro terminou com o anúncio de que estarão “para breve†os detalhes do segundo plano de ajuda à Grécia.
O anúncio foi feito por Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, no final dos trabalhos da reunião onde se estreou VÃtor Gaspar.
Olli Rehn, comissário europeu para os Assuntos Económicos, revelou – citado pela Bloomberg - que os ministros das Finanças da Zona Euro vão começar a analisar formas de financiar o segundo pacote de ajuda financeira à Grécia.
“Os ministros das Finanças da Zona Euro estão prontos para tomar mais medidas no sentido de travar o contágio da crise da dÃvidaâ€. Isto num dia em que bolsas afundaram e juros dispararam devido aos receios de que a crise da dÃvida nos periféricos da UE se estenda à  Itália.
Jean-Claude Juncker confirmou o envolvimento do sector privado na ajuda à Grécia e que o Eurogrupo já está em conversações com os privados nesse sentido. E disse também que os ministros das Finanças da Zona Euro estão a estudar a possibilidade de comprar obrigações gregas nos mercados secundários como uma opção para ajudar o paÃs a honrar o seu encargo da dÃvida.
O presidente do Eurogrupo disse também que os ministros das Finanças da Zona Euro poderão não apoiar o Banco Central Europeu (BCE) na sua oposição a um evento de crédito.
Num comunicado emitido em Bruxelas, o Eurogrupo diz “estar pronto para adoptar medidas adicionais destinadas a reforçar a capacidade sistémica da Zona Euro de resistir aos riscos de contágio, incluindo um aumento da flexibilidade e âmbito do FEEF, o prolongamento das maturidades dos empréstimos e a redução das taxas de juroâ€.