Pular para o conteúdo principal

Shadows of the Damned - Análise

Shadows-of-the-Damned

Ao longo dos anos foram vários os videojogos que tentaram recriar aquele que deve ser um dos locais mais temidos de sempre, o inferno. Dante's Inferno, um título da Visceral Games baseado na Divina Comédia, mostrava uma visão do inferno aterradora em que as pessoas eram punidas eternamente pelos seus pecados. Embora God of War não seguisse exatamente este caminho, mostrava corpos flamejantes a cair para o inferno. Shadows of the Damned tem uma abordagem completamente diferente, graças à perspetiva extremamente bizarra de Goichi Suda, mais conhecido como Suda51. A viajem ao inferno em Shadows of the Damned é completamente louca e divertida. Quem segue o trabalho de Suda 51, já deve estar habituado às "esquisitices" dos seus jogos e momentos "WTF?", pois bem, Shadows of the Damned é o culminar disso tudo.

Shadows of the Damned transpira a Suda 51 por todos os lados. Da mesma forma que um bom conhecedor de arte reconhece uma obra de Picasso sem olhar para a assinatura, alguém que esteja familiarizado com os seus jogos reconhece o dedo neste título. O que é de louvar, porque na indústria dos videojogos não é normal associar os produtores às suas criações, salvo raras exceções. Neste sentido, Shadows of the Damned representa um passo em frente para os videojogos serem reconhecidos como arte, pois o estilo único do seu criador faz-se sentir por tudo o jogo. Naturalmente, o resultado é também um jogo único e com uma personalidade forte e distinta.

Como muitos dos jogos de Suda 51, Shadows of the Damned recusa a seriedade. O próprio jogo tem consciência que não passa de um videojogo, e não tem qualquer preconceito de transmitir essa ideia ao jogador. Aqui devemos esperar o inesperado, e é essa a sua beleza. Nunca sabemos o que está ao virar da esquina, o jogo é uma autentica caixa de surpresas desde o início até ao final.

Embora aquilo que deixe transparecer é um mundo alucinado e cheio de desordem e javardice, existe ordem por detrás disto tudo. É a ordem da desordem. Como já disse, tudo aquilo presente em Shadows of the Damned tem um propósito, as piadas e humor negro não foram colocadas ao acaso no meio do jogo, antes pelo contrário, foram colocadas com muito cuidado em sítios específicos para causarem certos efeitos no jogador, que costuma ser um monte de gargalhadas.

O humor, que é um humor já típico dos jogos de Suda 51, assume uma grande parte de Shadows of the Damned. Mas nem tudo são gargalhadas. Existe uma estória para contar. Garcia Hotspur, ou Garcia "Fucking" Hotspur, como ele próprio se auto-denomina, é um caçador de demónios que vê a sua amada, Paula, ser raptada por um demónio com seis olhos chamado Flemming, também conhecido por ser o senhor do inferno. Para recuperar a sua amada, Garcia está disposto a ir até às profundezas do inferno.

A estória nunca passa para segundo plano. Somos constantemente lembrados do nosso objetivo, seja ao ver a nossa namorada a morrer de várias formas ou ao sermos perseguidos por um clone malvado de Paula que nos tenta beijar (se isto acontecer morremos). É macabro, mas ao mesmo tempo, também faz parte do humor único a que somos brindados.

Shadows of the Damned vai buscar muita inspiração ao cinema, principalmente aos filmes grindhousee de terror, algo notável no seu estilo visual. Está sempre presente um filtro que dá um aspeto mais escuro e mais sujo ao jogo, e nas bordas do ecrã é notável uma ligeira mancha preta. A nível artístico, tudo é fantástico. Basta olhar para Garcia e reparar nas suas tatuagens e palavras inscritas no seu casaco de pele. Tudo contribui um pouco para dar vida ao inferno de Shadows of the Damned. Destaque ainda para as secções em duas dimensões que dão o aspeto de serem feitas em papel, um claro tributo aos jogos retro.

Continuar em EuroGamer

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...