O dia em que automóveis sem condutor circularão pelas estradas aproxima-se. Um futuro que, apesar de parecer ficção cientÃfica, é possÃvel hoje mesmo - conforme se pode ver pelos automóveis sem condutor do Google, que já percorreram autonomamente mais de 200 mil quilómetros convivendo "alegremente" com os restantes veÃculos.
Nos EUA, o estado do Nevada quer permitir a circulação de automóveis autónomos que se conduzem sozinhos, e pediu à entidade responsável que criasse regras e testes adequados a esta nova geração de veÃculos.
Tal como os primeiros veÃculos motorizados, também estes primeiros automóveis sem condutor serão alvo de atenção e - seguramente - alguma polémica. Pode imaginar-se que os primeiros acidentes com estes veÃculos serão mediatizados até à exaustão; e o primeiro acidente mortal então... será melhor nem falar.
Mas, para o bem e para o mal, parece-me que o futuro dos automóveis autónomos será inevitável e até desejavel! No meio das selvas urbanas onde tantas vezes vemos constantes abusos das mais elementares regras de trânsito (já para não falar do bom senso e civisimo), parece-me que estaremos muito melhor sabendo que há um cérebro electrónico imune ao stress ao volante.
Tal como anteriores meios de transporte, o automóvel passará a ser unicamente uma forma de locomoção com o mÃnimo de chatices para os passageiros - sendo que quem o quiser fazer por "prazer", poderá dar largas aos seus "dotes" (ou falta deles) em ambientes controlados e seguros - principalmente para as outras pessoas - em vez de o fazer em estradas públicas.
Por último, e não menos importante... o automóvel passará a estar ao alcance de todas aquelas pessoas que até ao momento estavam impossibilitadas de conduzir.
Infelizmente, tal como os automóveis eléctricos, que nos vêm sendo prometido há "décadas", também estes automóveis autónomos deverão demorar muitos anos até que se tornem comuns nas nossas estradas... Até lá podemos contar com sistemas "temporários", como este da VW que permite que o automóvel se conduza sozinho nas auto-estradas.
Retirado de: Aberto até de Madrugada