Recife será a primeira cidade do Brasil a emitir uma certidão de nascimento com o novo papel de segurança da Casa da Moeda. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, entrega o documento à mãe de um recém-nascido nesta sexta-feira (4), às 15h, na Unidade Interligada de Registro Civil, do Hospital Agamenon Magalhães.
A capital pernambucana foi escolhida porque a tecnologia que permite a ligação direta entre cartórios e maternidades foi desenvolvida no estado, que conta com oito unidades interligadas instaladas, das 217 pactuadas. Além de Pernambuco, o estado do Mato Grosso também adotou o sistema que a SDH busca expandir para todas as maternidades públicas do PaÃs que fazem mais de 300 partos por mês.
Maria  do Rosário ressalta a importância do novo papel de segurança para a erradicação do sub-registro civil de nascimento, uma das prioridades da agenda social do governo federal. “Esta é uma polÃtica decisiva para a erradicação do sub-registro. Trata-se da implantação de uma das condições estruturantes do sistema brasileiro de registro civil, que trará maior segurança à s certidões emitidas, padronizando-as nacionalmenteâ€, explica a ministra.