Biodiversidade, ou diversidade biológica, diz respeito à variedade de organismos vivos de todas as origens e à riqueza do mundo natural. Compreende também os ecossistemas, a relação entre estes e entre as espécies. A biodiversidade é fundamental para o desenvolvimento cultural, social e econômico da espécie humana e, por isso, sua conservação e sua utilização sustentável são necessárias para garantir a sobrevivência do homem em médio e longo prazo.
Entre as ameaças à biodiversidade estão a poluição, a expansão urbana e industrial, o uso excessivo dos recursos naturais e a ampliação da fronteira agrÃcola em prejuÃzo de habitats naturais, fatores que aceleram o processo de extinção de espécies animais e vegetais.
A devastação de florestas, por exemplo, tem ameaçado diversas espécies da fauna e da flora brasileiras. Outra prática muito comum no campo e nas cidades, a queimada, provocada para facilitar o manuseio do solo, destrói espécies vegetais e expulsa os animais de seu habitat natural.
A atuação do homem e o mau uso dos recursos naturais são as principais ameaças às espécies brasileiras de animais. Preservar a fauna brasileira é fundamental para a conservação da biodiversidade e, para isso, alista nacional das espécies ameaçadas de extinção é um importante instrumento.
O tráfico de animais e vegetais também é uma ameaça à biodiversidade e deve ser combatido. Espécies são transportadas para além dos limites de seu habitat original e, muitas vezes, multiplicam-se rapidamente e dominam espécies nativas do local para onde foram levadas. Há casos em que uma espécie é inserida em um habitat diferente de seu original para, por exemplo, alimentar-se de outras espécies, com o intuito de supostamente resolver problemas. No entanto, pode revelar-se predadora de mais espécies, o que foge do objetivo original de quem a introduziu num novo habitat. Atitudes desse tipo resultam no empobrecimento dos ambientes e na extinção de espécies nativas.
A preocupação com o impacto da ação do homem no meio ambiente não é de hoje. Em 1972, o primeiro grande evento aconteceu na Suécia, foi Conferência de Estocolmo. Em 1992, o Rio foi sede da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ECO-92. Durante esse evento, duas importantes convenções foram aprovadas: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Depois disso o Brasil ratificou o Protocolo de Kyoto, garantindo a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Com essas ações tentamos diminuir os danos ao meio ambiente garantindo um futuro sustentável.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
WWF