Pular para o conteúdo principal

Médicos escapam à proibição de acumulação de salários com pensões

[caption id="attachment_14186" align="alignright" width="280" caption="Os médicos reformados que regressem ao Serviço Nacional de Saúde, e que não tenham optado pela pensão antecipada, vão poder continuar a acumular pensão e salário, afirmou ao Negócios o Ministério da Saúde."]Os médicos reformados que regressem ao Serviço Nacional de Saúde, e que não tenham optado pela pensão antecipada, vão poder continuar a acumular pensão e salário, afirmou ao Negócios o Ministério da Saúde.[/caption]

Os médicos reformados que não se tenham aposentado antecipadamente, e que voltem a trabalhar no Estado, vão poder continuar a acumular pensão com um terço do salário, ou vice-versa, afirmou ao Negócios fonte oficial do Ministério da Saúde.
Trata-se de uma excepção à proibição de acumulação de pensões com vencimentos do Estado, que se aplica às situações já autorizadas. A partir de 1 de Janeiro, quem estiver a receber uma pensão e um salário do Estado terá que optar por uma destas remunerações, afirmou esta tarde o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.

A excepção agora anunciada pelo Ministério da Saúde não se aplica aos médicos que recorreram à reforma antecipada já que a legislação em vigor desde Julho determina que a pensão dos profissionais nestas condições tenha que ser suspensa.

Quanto aos restantes, podem trabalhar acumulando o salário com um terço da pensão, ou vice-versa. Uma situação que terá sempre "carácter excepcional", devendo ser justificada através de um despacho da ministra da Saúde, explica fonte oficial do gabinete de Ana Jorge. A decisão deve-se à "comprovada falta de médicos", acrescenta a mesma fonte.

Medida com fraco impacto orçamental

A lei em vigor desde 2005 prevê que os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações que voltem a trabalhar no Estado tenham direito a receber a pensão (ou as várias pensões) e um terço do salário, ou, em alternativa, o salário e um terço da pensão.

O Governo já tinha anunciado a intenção de alterar este regime, obrigando as pessoas que trabalham no Estado a escolher entre uma das remunerações. Mas o diploma já aprovado em Conselho de Ministros teve várias versões. Hoje ficou-se a saber que, ao contrário do que foi inicialmente anunciado, os actuais beneficiários deste regime também serão afectados pela proibição.

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, afirmou em conferência de imprensa que a medida tem fraco impacto orçamental. "Estamos perante situações muito limitadas na administração pública". Os dados não têm sido revelados pelo Governo.

A proibição - que, sabe-se agora, excepciona os médicos - aplica-se a todos os reformados, sejam pensionistas da Caixa Geral de Aposentações, de entidades da esfera do Estado (que tenham, por exemplo, fundos de pensões), ou da Segurança Social.

Postagens mais visitadas deste blog

Excesso de plataformas de streaming promove a pirataria - revela estudo

Limitando-se a confirmar o óbvio, a proliferação de múltiplas plataformas de streaming com conteúdos exclusivos tem apenas servido para fomentar o regresso à pirataria. Depois das plataformas de streaming terem ajudado a reduzir a pirataria, assistimos agora a efeito contrário devido ao aparecimento de um número cada vez maior de plataformas, onde cada uma luta por manter o controlo sobre conteúdos exclusivos como forma de se diferenciar das demais. O problema é que, se a maioria das pessoas até estará disposta a pagar por um serviço de streaming (ou até dois ou três), inevitavelmente se chega a um ponto em que se dirá "basta". É precisamente essa a conclusão de um  estudo sobre as plataformas de streaming e a pirataria . A grande maioria dos consumidores considera já estar a pagar demasiado pelos serviços de streaming, e mais de metade diz não estar disposto a pagar por qualquer outro serviço adicional. Talvez mais esclarecedor ainda, é que metade dos inquirido...

Diablo III poderá ser lançado a 1 de fevereiro

Atualizado: De acordo com Micah "Bashiok" Whipple , gestor de comunidades da Blizzard, em comentário no seu  Twitter , não existe nenhuma data de lançamento para Diablo III, e que as lojas apenas estão a tentar adivinhar, bem como afirma que as lojas apenas saberão da data de lançamento com um comunicado de imprensa do estúdio. Original: De acordo com uma foto de um anúncio para o jogo de uma loja Best Buy, Diablo III poderá ser lançado no dia 1 de fevereiro nos Estados Unidos. Na foto do anúncio (cortesia do site Joystiq) pode-se ver uma contagem decrescente e o aviso de que a loja estará aberta à meia noite do dia 1 de fevereiro para quem quiser comprar o jogo. O  site da cadeia de lojas Best Buy  também indica que o jogo será lançado no dia 1 de fevereiro. Para já a Blizzard ainda não revelou a data de lançamento do jogo, dizendo apenas que o mesmo será lançado no início deste ano.   Por Luis Alves, de EuroGamer.PT

Seu jeito de dormir revela sua personalidade!

Um cientista em Londres, o professor Chris Idzikowski, analisou as posições normalmente adotadas durante o sono, e verificou que cada uma delas esta relacionada com a personalidade. A posição como cada um de nós dorme, pode ser revelador da nossa personalidade. E o seu companheiro…como dorme? Primeiro passo é perceber como é que ele dorme, depois veja a lista e tire as suas próprias conclusões: De barriga para baixo Gosta de comandar e de controlar. Cobrir a cama com o próprio corpo é uma forma de controlar o espaço onde ele está deitado. De costas Seguro e otimista, revela ter uma grande auto-confiança, pois ao deixar o peito e o abdómen a descoberto, mostra-se pronto para enfrentar o mundo. Com movimento Revela estresse. Está angustiado com algo que pode ter a ver com o trabalho, mas também…consigo! Esteja atenta para ver se não há passarinho novo… De lado Ele é flexível. A forma como dorme mostra que tem jogo de cintura e que não é obstinado nem de ideai...