Liderar pode ser um pouco difÃcil no inÃcio. Uma pesquisa recente concluiu que mais de 50% dos lÃderes receberam treinamento ZERO antes de se lançarem na função. Segue uma lista dos erros mais comuns que os novos lÃderes cometem: ao menos assim você terá a chance de evitá-los.
1. Considerar que você sabe tudo.
Se você acabou de ser promovido a Gerente de Produção, você pode achar que sabe tudo sobre produção. Mesmo que isso seja verdade – e não o é – você certamente não sabe tudo sobre a parte mais importante do seu trabalho: gerenciar pessoas. Ouça as pessoas ao seu redor. Pergunte a opinião delas quando apropriado. Mantenha a mente aberta.
2. Mostrar a todos quem está no comando.
Confie em mim, todos no seu time sabem quem é o novo gerente. Você não precisa dar um grande show sobre o fato de ser “o chefeâ€. Entretanto, você precisa sim demonstrar que, como chefe, você está fazendo uma diferença positiva.
3. Mudar tudo.
Não re-invente a roda. Só porque a forma como alguma coisa é feita não é a forma como você faria, isso não siginifica necessariamente que está errada. Aprenda a diferença entre “diferente†e “erradoâ€.
4. Ter medo de fazer qualquer coisa.
Talvez você não tenha pedido a promoção. Talvez você não esteja certo que pode fazer o trabalho. Não permita que isso faça com que você não exerça sua função da melhor maneira que pode. Seus superiores não teriam colocado você nela se eles não tivesse confiança que você pode dar conta do desafio.
5. Não dedicar tempo para conhecer o seu time.
Talvez você tenha trabalhado lado a lado com estas pessoas durante anos. Mas isso não significa que você os conhece. Entenda o que os estimula, como motivá-los, o que os deixa apreensivos ou preocupados. Conheça-os individualmente, porque essa é a única forma pela qual você pode eficazmente gerenciá-los. Seu time é o que vai fazer com que você se saia bem ou se arrebente no seu desafio de ser um bom lÃder. Dê-lhes sua atenção e seu tempo.
6. Não perder tempo com o seu chefe.
Desde que ele(a) o promoveu, certamente ele(a) entende como você tem estado ocupado e obviamente não precisa do seu tempo, certo? Errado. Seu trabalho, da mesma forma como era antes de você virar um gerente, é apoiar seu chefe. Se assegure que você agenda tempo com ele(a) para ambos trocarem informações e para receber direção e treinamento.
7. Não se preocupar com problemas ou com funcionários problemáticos.
Você não pode mais evitar problemas ou ter a esperança que eles vão se resolver sozinhos. Quando alguma coisa aparece, é a sua função descobrir a melhor solução e fazer com que ela seja executada. Isso não significa que você não pode pedir opinião ou apoio dos demais, mas significa sim que você é a pessoa que tem que garantir que a questão está sendon devidamente tratada.
8. Não se permitir ser humano.
Só porque você é o chefe não significa que você não pode ser humano, que você não pode rir, ou demonstrar emoções, ou cometer um erro ocasional.
9. Não proteger seu time.
As pessoas no seu time vão estar sob pressão em todas as direções. Outras áreas podem querer culpar você por interfaces frágeis . Seu chefe pode querer jogar todas as funções desagradáveis no seu departamento. O RH pode decidir que o nÃvel salarial das posições classificadas na sua área está super-estimado. É sua função defender o seu time e se assegurar que eles são tratados da forma mais justa possÃvel. Eles vão retribuir a lealdade.
10. Evitar responsabilidade por qualquer coisa.
Goste ou não, como lÃder você é responsável por tudo o que acontece no seu time, não importa se você está a par ou não. Qualquer coisa que qualquer integrante do seu time faz, ou não faz, reflete sobre você. Você tem que construir os canis de comunicação de forma a que não haja surpresas, mas de qualquer forma, esteja preparado para assumir responsabilidade. Não tem jeito: ela vai de mãos dadas com a autoridade conquistada.
11. Falta de interesse
Não ter interesse genuÃno no desenvolvimento das pessoas como seres humanos. Mais dignidade, compaixão e respeito com todos fará com que o time tenha uma sinergia como uma espiral positiva.
12. Não planejar
Aa falta de planejamento e a definição das atividades mais importantes a serem executadas por papéis e responsabilidades de acordo com os resultados esperados e a estratégia estabelecida pela Alta Direção.